Mato Grosso registra crescimento na produção industrial: saldo positivo de 4,1% em março - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Mato Grosso registra crescimento na produção industrial: saldo positivo de 4,1% em março

14/05/2025 - 17h28
PIM
Números refletem o dinamismo da indústria mato-grossense

Seguindo uma trajetória de crescimento sustentável, Mato Grosso mantém saldo positivo na produção industrial mensal. Dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta terça-feira (14.05) e compilados pelo Observatório de Mato Grosso do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), mostram um crescimento de 4,1% em março deste ano na comparação com igual período de 2024, acima da média nacional, de 3,1%.

O índice é resultado do desempenho crescente registrado na fabricação de produtos químicos (28,2%), fabricação de produtos minerais não-metálicas (15,1%), fabricação de produtos de madeira (6,8%) e fabricação de produtos alimentícios (2,8%). No ranking nacional, Mato Grosso apresentou a quinta maior alta, atrás somente de Santa Catarina (8,7%), Paraná (6,5%), Pará (6,2%) e Ceará (5,2%).

O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, ressalta que os números refletem o dinamismo da indústria mato-grossense. “Apesar dos desafios enfrentados, como energia, força de trabalho e infraestrutura, esse desempenho positivo sinaliza a força do setor industrial mato-grossense. A Fiemt permanece comprometida em fortalecer a competitividade da indústria, garantindo mais desenvolvimento e oportunidades paraMatoGrosso."

Conforme o relatório do Observatório, em março de 2025, a produção industrial nacional assinalou avanço de 1,2% frente ao mês imediatamente anterior, fevereiro de 2025. Nas produções regionais, dez dos quinze locais pesquisados apresentaram taxas positivas, Amazonas lidera a pesquisa com variação 5,6%, seguido por Espírito Santo (4,6%), Pará (4,6%), Rio de Janeiro (4,5%), Ceará (3,4%), São Paulo (2,1%), Bahia (1,6%), Minas Gerais (0,9%), Paraná (0,8%) e Mato Grosso (0,7%). Santa Catarina apresentou variação nula.

Quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, março de 2024, o setor industrial mato-grossense cresceu 0,8%, sendo um dos onze locais pesquisados registrando uma variação positiva: Paraná (15,1%), Santa Catarina (9,3%), Pará (9,1%), Mato Grosso do Sul (7,6%), Bahia (3,9%), Rio de Janeiro (3,2%), Espírito Santo (2,6%), Minas Gerais (1,8%), São Paulo (1,8%) e Amazonas (1,6%).

Texto: Vívian Lessa

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555