Fórum da Indústria: Fiemt homenageia empresários que transformam a indústria de Mato Grosso

Foto: Divulgação
Empresários que ajudaram a moldar o presente e projetar o futuro da indústria em Mato Grosso foram reconhecidos na noite de sexta-feira (23), em Cuiabá. Em uma edição especial do Fórum da Indústria, a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), junto aos sindicatos industriais, prestou homenagem a 19 personalidades e uma empresa cuja atuação tem impulsionado o crescimento econômico e a inovação no estado.
O evento integra a programação comemorativa dos 50 anos da Fiemt, entidade que desde 1975 se consolidou como a principal voz da indústria em Mato Grosso. Ao longo de cinco décadas, a federação tem promovido o crescimento econômico e social, representando os interesses do setor produtivo, incentivando a inovação e contribuindo para a competitividade da indústria regional.
Tradicionalmente celebrado em maio, o Mês da Indústria este ano ganha uma dimensão ainda mais especial com a série de ações promovidas pela Fiemt em alusão ao seu cinquentenário. Um dos principais destaques é o Fórum da Indústria, com programação itinerante em sete municípios até setembro, reunindo lideranças, empresários, sindicatos e autoridades em torno de temas estratégicos para o setor.

Especial de Transição Energética. Foto: Divulgação
Durante a cerimônia em Cuiabá, o ponto alto da noite foi a entrega do Prêmio Destaque Empresarial, concedido a personalidades indicadas pela federação e pelos sindicatos industriais. A honraria reconhece o esforço, a visão empreendedora e o comprometimento de quem constrói, diariamente, os alicerces da indústria mato-grossense.
Um dos homenageados, Antônio Carlos Dourado dedicou o momento a todos os produtores de leite representados pela Coperativa Comajul— mais de 1.100 cooperados que trabalham com dedicação para levar alimentos de qualidade à mesa dos mato-grossenses
“Nossa marca está presente em todo o estado, especialmente em Cuiabá e Várzea Grande, com produtos lácteos de excelência. É com muito orgulho que compartilho que a nossa manteiga Comajul foi eleita a melhor do estado de Mato Grosso. Agradeço ao Leonir Chaves, presidente do Sindilat, e ao Silvio Rangel que contribuem com o desenvolvimento industrial, pois é fundamental que a produção do campo seja transformada em produtos que cheguem direto ao consumidor. Muito obrigado a todos — estou extremamente feliz por fazer parte dessa conquista.”
Arnaldo Jardim, deputado federal e presidente da Comissão Especial de Transição Energética da Câmara dos Deputados, indicado à homenagem pela BIOIND – Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso, afirmou em vídeo: “Ser indicado para esta homenagem me enche de satisfação e reforça minha motivação para seguir defendendo o agronegócio, a agroindústria e os biocombustíveis. Acredito que o Brasil não é vilão ambiental, mas sim uma liderança na economia de baixo carbono — e Mato Grosso precisa ser protagonista nesse cenário. Este reconhecimento renova minhas energias e meu compromisso como presidente da Comissão, onde seguimos com um trabalho integrado e estratégico.”
“Mais do que uma homenagem, esse prêmio é um tributo à coragem de empreender, à capacidade de inovar e ao impacto positivo que esses líderes geram em suas comunidades e em toda a cadeia produtiva”, destacou o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel.

Foto: Divulgação
Cada história celebrada nesta noite reforça a força e a diversidade do setor industrial no estado — homens e mulheres que transformam desafios em oportunidades, geram empregos, movimentam a economia e constroem um futuro sustentável para Mato Grosso. Confira a lista de homenageados abaixo.Clique aqui e confira a trajetória dos homenageados.
BIOIND – Arnaldo Jardim
SIAMT – Luiz Carlos Lomba de Mello
SINDARROZ – Guido Franzner
SINDICER – Marcelo Brandão de Oliveira
SINDENERGIA – Ana Paula Fernandes Garcia de Pinho
SINDIFRIGO – Jorge Alfredo Landolfi Brandão
SINDILAT – Antonio Carlos Dourado
SINDIMEC – Sebastião Queiroz da Silva
SINDIMINÉRIO – Nexa Resources
SINDIMÓVEIS – Boris Martins Dianez
SINDIPAN – Ricardo de Oliveira da Silva
SINDIRECICLE – Paulo Geraldo de Araújo

SINDIREPA – Marivaldo Gomes Bezerra
SINDUSCON – Frederico Augusto Xavier
SINDIQUIMI MT – Reginaldo José Melão
SINCOP – Mario Roberto Candia Figueiredo
SINCURT – Xavier Hubert Rene Guisez
SIGEMT – Diego de Oliveira Trevisan
SINVEST – Marildo Alves de Souza
UNIBIO – Paulo Nagelstein
Clique aqui e confira a trajetória dos homenageados.