Fiemt apresenta linhas de financiamento para modernizar a indústria - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Fiemt apresenta linhas de financiamento para modernizar a indústria

25/06/2025 - 11h02
a
O Sicredi apresentou soluções da cooperativa voltadas ao
desenvolvimento de empreendimentos de pequeno porte


A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), por meio do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), promoveu na noite de terça-feira (24) um encontro voltado ao fortalecimento das micro e pequenas indústrias. O evento ocorreu na sede da entidade, em Cuiabá, e reuniu empresários e instituições financeiras.

A programação destacou linhas de financiamento para aquisição de maquinários, investimentos, reforma de instalações e capital de giro. As soluções foram apresentadas por especialistas do Banco do Brasil, Sicredi e Desenvolve MT. O foco foi orientar os empresários a utilizarem o crédito de forma estratégica para expandir ou modernizar seus negócios.

A ação faz parte do Procompi — Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias, que chega à sexta edição. Nesta etapa, iniciada no ano passado, a iniciativa mira os segmentos industriais de Madeira e Móveis, Metalmecânica, Têxtil e Confecções.

Procompi
Em 2024, o Banco do Brasil operou R$ 1,87 bilhão em linhas
de crédito para micro e pequenas empresas, por meio do FCO


“O Procompi é uma ponte entre o empresário e as soluções que ele precisa para evoluir. Nosso papel, da Fiemt e do Sebrae, por meio do NAC, é traduzir o universo financeiro para a realidade das micro e pequenas indústrias, facilitando o acesso a recursos que geram inovação, competitividade e empregos. Com orientação técnica e parcerias estratégicas, mostramos ser possível crescer com planejamento e crédito bem utilizado”, afirmou a gerente de Relacionamento Setorial da Fiemt, Ribê Souza.

Roni Eberson Carlesso, consultor em gestão empresarial, ministrou palestra sobre o score de crédito para empresas. “Manter um bom relacionamento com instituições financeiras é essencial para aproveitar as melhores oportunidades”, afirmou. Entre as dicas destacadas, estão o pagamento pontual de contas, atualização cadastral e controle das consultas ao CNPJ.

Ava Clair Moraes França, da Desenvolve MT, apresentou as linhas 100% digitais da agência de fomento. O processo de solicitação é totalmente online, facilitando o acesso ao crédito para empresas de todo o Estado.

Pelo Sicredi, Samuel Nascimento detalhou soluções da cooperativa voltadas ao desenvolvimento de empreendimentos de pequeno porte. Ele destacou a importância de construir um histórico com a instituição financeira desde os primeiros aportes.

Eduardo Luna, do Banco do Brasil, anunciou que, em 2024, o banco operou R$ 1,87 bilhão em linhas de crédito para micro e pequenas empresas, por meio do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste). Em Mato Grosso, esse público representa 98% da indústria. Luna também ressaltou os benefícios do FCO Mulheres Empreendedoras, que oferece condições diferenciadas para empresárias do setor.

Além das apresentações das linhas de crédito, o encontro proporcionou aos participantes uma oportunidade para esclarecer dúvidas, trocar experiências e entender os caminhos para garantir financiamento seguro e planejado. O Procompi é promovido em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae.

Texto e fotos: Eduardo Cardoso

 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555