Madeireiro por vocação e convicção, Felipe Antoniolli aposta em futuro sustentável para o setor

sustentável, desafios econômicos e avanços da biomassa
Presidente do Sindusmad (Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso), o empresário Felipe Antoniolli destacou a importância do manejo florestal sustentável, a trajetória do setor em Sinop e os desafios enfrentados pelas indústrias de base florestal da região no podcast Referência, apresentado por Fábio Machado.
Natural de Ponta Porã (MS), Antoniolli é administrador e advogado, e comanda a Fevian Madeiras, empresa que fundou em 2008 ao lado do irmão. Ele representa a terceira geração de uma família tradicionalmente ligada ao setor madeireiro.
Ao longo da conversa, o empresário explicou como a prática do manejo florestal garante a preservação da floresta, ao permitir a extração seletiva e legal de árvores maduras, mantendo a vegetação nativa em pé e com capacidade de regeneração. “Com manejo sustentável, sei que haverá floresta para os meus filhos também”, afirmou.
Antoniolli também comentou o crescimento da produção de biomassa na região de Sinop, impulsionada pela instalação de usinas de etanol que utilizam cavaco (resíduo da madeira) como fonte energética. Segundo ele, esse mercado trouxe maior organização às indústrias, além de ampliar a geração de empregos.
O presidente do Sindusmad ressaltou ainda a importância da atuação sindical. À frente da entidade desde 2023, ele permanece no cargo por mais dois anos. “Ainda temos projetos em andamento, e precisamos dar continuidade ao trabalho”, disse o presidente que foi reeleito e maio.
Entre os planos, estão o estímulo à exportação, o fortalecimento da qualificação profissional em parceria com o Senai e ações educativas para desmistificar a imagem negativa que o setor ainda enfrenta. “Nosso trabalho é legal, sustentável e essencial para a economia”, reforçou.
Antoniolli defendeu que o setor de base florestal precisa ser valorizado por sua contribuição à economia nacional e pela geração de empregos. Segundo ele, o Sindusmad abrange 29 municípios e mais de 180 empresas associadas, sendo o maior sindicato da área no país.
Ao final, o empresário destacou sobre sua vida pessoal, seus hobbies e a relação familiar com o setor. “Quero que meus filhos sigam no setor, porque acredito que estamos fazendo um bem à sociedade”, concluiu.
Assista ao episódio:
Texto: Eduardo Cardoso