Na Fiemt, Sema lança Sistema de Logística Reversa com apoio da indústria
.jpg)
que precisa cumprir as exigências legais.
Foto:Mayke Toscano/Secom-MT
O novo Sistema de Logística Reversa (Sisrev-MT) foi lançado nesta segunda-feira (30.6) na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), com a presença de autoridades, empresários e representantes do setor produtivo. A plataforma digital da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) permitirá às empresas cadastrarem seus planos de retorno de embalagens recicláveis pós-consumo, promovendo mais rastreabilidade, eficiência e transparência na gestão de resíduos sólidos no estado.
Durante a cerimônia, o presidente da Fiemt, Silvio Rangel, reforçou o compromisso da indústria com o desenvolvimento sustentável e destacou a importância da ferramenta para o setor.
.jpg)
no lançamento do Sistema
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
“A indústria apoia e participa ativamente da construção de soluções para melhorar as condições de trabalho do empresário. Na prática, esse mecanismo vai facilitar o cumprimento das exigências legais da Lei da Logística Reversa”, afirmou.
O governador em exercício, Otaviano Pivetta, ressaltou o papel da Fiemt como parceira constante do Estado na implementação de políticas públicas. Ele também chamou atenção para a importância do engajamento dos municípios no processo de coleta seletiva e logística reversa, destacando que o Governo está disposto a apoiar as cidades que se comprometerem com a agenda ambiental.
A secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, explicou que o Sisrev-MT será obrigatório para indústrias, comércios e distribuidores que colocam produtos com embalagens no mercado. Segundo ela, mais de 200 mil empresas devem ser alcançadas.
“A implementação do Sisrev traz uma nova realidade, que é efetivamente a digitalização desses dados. Mato Grosso é protagonista nessa iniciativa”, afirmou.
.jpg)
em exercício, Otaviano Pivetta.
Foto:Mayke Toscano/Secom-MT
O sistema foi cedido gratuitamente à Sema pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) e será, inicialmente, utilizado para o monitoramento da logística reversa de embalagens pós-consumo, conforme determina o Decreto Estadual nº 112/2023.
O evento contou também com a participação do presidente do Sindirecicle-MT, Rafael Real, e do vice-presidente, Rodrigo Crosara, sindicato que representam as empresas recicladoras no estado. Eles destacaram que a iniciativa fortalece a cadeia da reciclagem em Mato Grosso e contribui para o cumprimento da legislação ambiental por parte do setor empresarial.
Texto: Ana Rosa Fagundes
Com informações da Sema-MT