Sistema Fiemt reforça diálogo com setor de base florestal durante visita à Rampon Madeiras em Juína - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Sistema Fiemt reforça diálogo com setor de base florestal durante visita à Rampon Madeiras em Juína

03/07/2025 - 11h06
base florestal
A indústria de base florestal, uma das principais forças
econômicas da região Noroeste de Mato Grosso

A indústria de base florestal, uma das principais forças econômicas da região Noroeste de Mato Grosso, recebeu nesta quinta-feira (3.07) a visita da comitiva do Sistema Fiemt, dentro do projeto Presença na Indústria. A agenda em Juína incluiu uma visita à Rampon Madeiras, referência nacional na produção de madeiras nobres provenientes de manejo florestal sustentável.

O presidente da Fiemt, Silvio Rangel, foi acompanhado pelo superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, e por lideranças regionais, como o prefeito de Juína, Paulo Veronese, e o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), João Paulino. O grupo foi recebido pela empresária Mayara Rampon, que comanda a indústria ao lado do esposo.

A visita faz parte do projeto Presença na Indústria, uma iniciativa da Fiemt que tem o objetivo de manter um diálogo direto com os industriais de todas as regiões do estado, ouvindo suas demandas e construindo soluções conjuntas para fortalecer a competitividade e a sustentabilidade do setor.

base florestal
O grupo foi recebido pela empresária Mayara Rampon,
que comanda a indústria ao lado do esposo

“O setor de base florestal é um dos pilares da economia da região noroeste e do estado. Estar aqui em Juína, dentro da indústria, ouvindo os desafios de quem faz a indústria acontecer, é fundamental para que possamos atuar de forma mais assertiva. A Fiemt trabalha articulado com o com o Cipem e o Fórum Nacional de Base Florestal para melhorar o ambiente de negócios e defender esse setor que gera emprego, renda e contribui com o desenvolvimento sustentável do estado”, afirmou o presidente da Fiemt, Silvio Rangel.

A empresária Mayara Rampon destacou o esforço do setor em manter a produção legalizada e rastreável, mesmo diante da morosidade nos processos de licenciamento ambiental. “Temos enfrentamentos burocráticos, muitas vezes por falta de entendimento do nosso processo. Investimos pesado em tecnologia para garantir o controle ambiental e a rastreabilidade da nossa cadeia de custódia. Prezamos pelo cumprimento da legislação e queremos que as instituições nos enxerguem como parte da solução"

O prefeito Paulo Veronese também reforçou a relevância do setor para o município. “Enquanto gestor público e empresário da base florestal, sei da importância dessa atividade para Juína. Ter o presidente da Fiemt conosco, ouvindo nossas demandas, mostra o quanto esse setor é estratégico para toda a região. A base florestal é uma das principais fontes de renda e empregos do nosso município.”

base florestal
A indústria Rampon Madeiras atua com madeiras nobres
provenientes exclusivamente de áreas manejadas

O presidente do Simno, João Paulino, destacou a importância da aproximação com a Fiemt. “É uma grande satisfação receber a comitiva aqui em Juína. Essa presença fortalece o setor, traz visibilidade para as nossas pautas e reforça a importância da união entre os industriais, o poder público e a Federação.”

A indústria Rampon Madeiras atua com madeiras nobres provenientes exclusivamente de áreas manejadas de forma sustentável e certificada, atendendo todo o mercado brasileiro. Com mais de 70 colaboradores diretos, a empresa também trabalha com comércio de biomassa.

Texto: Ana Rosa Fagundes

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555