Sistema Fiemt e prefeitura discutem industrialização e qualificação profissional em Juína - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Sistema Fiemt e prefeitura discutem industrialização e qualificação profissional em Juína

03/07/2025 - 16h08
a
Fórum da Indústria em Juína será realizado nesta
quinta-feira (3)

O Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) e a Prefeitura de Juína discutiram, nesta quinta-feira (3), ações de fomento ao setor industrial na região. A reunião integra a programação do Fórum da Indústria e contou com a presença do presidente da entidade, Silvio Rangel, do prefeito Paulo Veronese, empresários, vereadores, secretários e representantes do comércio local.

Desde a reinauguração da unidade do Senai em 2024, a oferta de cursos de qualificação profissional tem crescido. A iniciativa integra o trabalho do Sistema Fiemt na promoção do desenvolvimento industrial de Mato Grosso, entre eles o programa Capacita Juína, realizado em parceria com a prefeitura, com foco na inclusão de trabalhadores fora do mercado e na formação de mão de obra para as indústrias.

Juína
Lideranças locais destacam união entre entidades e poder
público

Silvio Rangel afirmou que a Fiemt está à disposição para apoiar a gestão municipal com estudos técnicos de viabilidade econômica, como, por exemplo, para implantação do futuro distrito industrial e consolidar Juína como polo regional no noroeste de Mato Grosso. “Juína tem um papel estratégico. Nosso compromisso é garantir qualificação profissional e criar um ambiente favorável para atrair novas indústrias”, disse.

O prefeito Paulo Veronese elogiou o trabalho da Fiemt e defendeu mais atenção às cidades do interior. “A presença da comitiva da indústria reforça nosso compromisso com o desenvolvimento. Precisamos criar oportunidades onde há potencial e vontade de crescer”, afirmou.

João Paulino, presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), destacou a importância da união entre entidades como Fiemt, Câmara de Dirigente Lojistas (CDL Juína), Associação Comercial (Ascom Juína), Sesi, Senai e IEL. “O setor de base florestal ainda sustenta nossa economia e a industrialização é essencial para um novo ciclo de crescimento. Estamos olhando para o futuro e debatendo temas importantes para o nosso setor, tal como a questão da sucessão familiar”, afirmou.

Na região, o Sistema Fiemt também atua com a oferta de cursos técnicos integrados ao Novo Ensino Médio (NEM) e apoio à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A visita faz parte das comemorações dos 50 anos da Fiemt, celebradas com o Fórum da Indústria em Juína.

Texto e fotos: Eduardo Cardoso

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555