Grupo de Trabalho debate ajustes no decreto estadual de logística reversa

sem acordo setorial
A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) sediou, nesta sexta-feira (11), a primeira reunião do Grupo de Trabalho Temporário para revisão do Decreto Estadual n.º 1.455/2025 e acompanhamento da implementação da logística reversa em Mato Grosso. A iniciativa é liderada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e reúne representantes de órgãos públicos, entidades setoriais e do setor produtivo.
O encontro marca o início dos debates para revisar o decreto e aprimorar a política estadual de logística reversa. Para a Fiemt, o texto foi publicado exige metas superiores setores ao Plano Nacional da Logística Reversa (PNL).
“Todos queremos mecanismos eficazes para proteger o meio ambiente, mas as normas precisam ser construídas com participação dos envolvidos. É como num jogo de xadrez: ao mover uma peça, afeta-se todo o setor”, afirmou o diretor da Fiemt, Rodrigo Crosara.
Além de participar do grupo criado pela Sema-MT, a Fiemt instituiu sua própria Câmara Técnica da Logística Reversa, vinculada ao Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema), para analisar o tema sob a ótica da indústria. Segundo Crosara, o decreto estadual impõe obrigações já previstas em normas federais.
“Participam conosco representantes da indústria mato-grossense e de entidades nacionais dos setores de alimentos e bebidas, alcoólicas e não alcoólicas”, destacou.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem de Resíduos Industriais, Domésticos e de Pneus de Mato Grosso (Sindirecicle-MT), Rafael Real, reforçou a necessidade de ajustes no decreto. “Há produtos com regras já definidas para logística reversa. O que falta é controle mais efetivo das embalagens pós-consumo. Podemos avançar nisso e o Sindirecicle MT é parceiro nesse processo”, afirmou.
A reunião foi conduzida pelo gerente de Resíduos Sólidos da Sema-MT, Ricardo Carneiro. Houve a divisão dos participantes por grupos de produtos que ainda não têm acordos setoriais em vigor. As próximas reuniões estão agendadas para os seguintes dias: grupo 01 em 24 de julho; grupo 02: 31 de julho; grupo 03 em 7 de agosto e grupo 04 em 14/08. Todas as reuniões serão realizadas às 14h, no horário de Cuiabá.
Texto: Eduardo Cardoso