Fiemt participa do Festival Braseiro e reforça protagonismo da indústria da carne em Mato Grosso
A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) marcou presença no Festival Braseiro 2025, realizado no dia 12 de julho, no Sesi Papa, em Cuiabá. Com mais de 80 estações de churrasco e público de milhares de pessoas, o evento é considerado o maior festival de carnes do Brasil e representa uma celebração da cultura gastronômica, da solidariedade e da força da agroindústria mato-grossense.
A participação da Fiemt reforça a relevância estratégica do setor de carnes na economia do estado, que se destaca nacionalmente como o maior produtor e exportador de carne bovina do país.
Em 2024, Mato Grosso foi responsável por 19% da carne bovina produzida no Brasil e por 23% das exportações nacionais do produto.
No total, foram abatidos 7 milhões de animais que somam 1,9 milhão de toneladas de carne, o que coloca Mato Grosso como o maior produtor nacional.
Além disso, o estado liderou o emprego formal no setor frigorífico, com mais de 27 mil trabalhadores, o equivalente a 18% do total nacional, conforme dados do IBGE compilados pelo Observatório de Mato Grosso do Sistema Fiemt.
.jpg)
“O Festival Braseiro é uma vitrine da potência da nossa agroindústria, especialmente da cadeia da carne, que gera empregos, movimenta a economia e nos posiciona como referência mundial em produção de alimentos. E o mais importante: com responsabilidade social”, afirmou o presidente da Fiemt, Silvio Rangel.
O viés social do Festival é um de seus grandes diferenciais: 100% da renda obtida com a venda dos ingressos é destinada a instituições filantrópicas de Cuiabá e Várzea Grande, em total sintonia com os compromissos do Sistema Fiemt com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social.
A Fiemt, junto com Sesi, Senai e IEL, também tem contribuído com a formação de profissionais para a cadeia produtiva da carne, cursos e consultorias na área de segurança do trabalho, apoiado com consultorias de inovação e segurança alimentar, em parceria com indústrias e sindicatos do setor.