Coagro da Fiemt discute tarifas americanas e Plano Safra 2025/26
.jpeg)
O Conselho Temático do Agronegócio da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Coagro/Fiemt) realizou nesta quinta-feira (18.07) mais uma reunião deliberativa com temas estratégicos para o setor agroindustrial. Entre os destaques da pauta estiveram as tarifas norte-americanas sobre produtos brasileiros e o panorama do Plano Safra 2025/26.
Abrindo as discussões, o coordenador de Internacionalização da Fiemt, Antônio Lorenzzi, detalhou os possíveis impactos das novas tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos da agroindústria brasileira. A análise técnica apontou riscos de redução na competitividade e exportações, além de destacar a necessidade de estratégias comerciais e diplomáticas para mitigar os efeitos.
Em seguida, o secretário adjunto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wilson Vaz de Araújo, fez uma apresentação sobre o Plano Safra 2025/26, trazendo uma visão geral e diretrizes em formulação para o próximo ciclo.
Durante a reunião, o diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Bioenergia do Estado de Mato Grosso (Bioind), Giuseppe Lobo, foi apresentado como novo vice-presidente do Coagro, reforçando a representatividade do setor no conselho. Além disso, participaram da agenda o superintendente federal de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Leny Rosa, e a técnica da Famato, Tânia Arévalo, contribuindo com perspectivas técnicas e institucionais sobre os temas debatidos.
Texto e fotos: Vívian Lessa