Tarifa adicional imposta pelos EUA prejudica indústria mato-grossense - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Tarifa adicional imposta pelos EUA prejudica indústria mato-grossense

30/07/2025 - 19h13
eua

A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fimet) acompanha com preocupação a decisão do governo dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, elevando para 50% o imposto de importação. A medida, formalizada nesta quarta-feira (30), afeta diretamente as exportações mato-grossenses, especialmente os produtos industrializados — que representam cerca de 90% do total enviado pelo estado ao mercado norte-americano.

Cinco dos seis principais produtos exportados por Mato Grosso aos EUA foram atingidos pela nova tarifa. Apenas o ouro ficou de fora da taxação. Itens como carne bovina, gelatina, gordura animal (sebo), soja e madeira perfilada —devem sofrer impactos econômicos imediatos com a medida.

Esses seis principais produtos concentram 98% das exportações.

No total, dos 54 produtos exportados por Mato Grosso para os EUA, 41 foram taxados, ou seja, 76%. Em 2024 foram exportados US$ 415 milhões. Os produtos taxados representam US$ 266 milhões (65%).

Principais produtos exportados por MT para os EUA:

- Carne Bovina
- Ouro
- Gelatina
- Gordura animal (sebo)
- Soja
- Madeira perfilada

Isso demonstra o avanço das relações comerciais e o protagonismo do setor industrial do estado no comércio internacional.

A Fiemt entende que medidas unilaterais comprometem a previsibilidade, a segurança jurídica e a confiança entre nações. A indústria de Mato Grosso trabalha com base em inovação, qualidade e competitividade, e tem buscado ampliar sua presença internacional com base na sustentabilidade e na agregação de valor aos seus produtos.

Seguimos atentos e mobilizados junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI) e às autoridades brasileiras.

*A análise, realizada pelo Observatório de Mato Grosso do Sistema Fiemt, considerou a nomenclatura Sistema Harmonizado (SH) 6, um sistema internacional de classificação de mercadorias utilizado para padronizar a identificação de produtos no comércio global, dados do ComexStat e os produtos não tarifados indicados no Anexo I da nota oficial publicada pela Casa Branca no dia 30/07.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555