Em posse do Sindirepa-MT, presidente da Fiemt reafirma parceria e união com sindicatos
.jpeg)
e representantes do Sistema Fiemt. Foto: Ana Rosa Fagundes
A integração entre o Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT) e os sindicatos industriais foi um dos destaques da cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios de Mato Grosso (Sindirepa-MT), realizada nesta quinta-feira (31), em Cuiabá. Na ocasião, Reny Maltezo foi reconduzido à presidência da entidade para o triênio 2025-2028.
O evento reuniu empresários, lideranças do setor automotivo e representantes do Sistema Fiemt – que integra Fiemt, Sesi, Senai e IEL. Durante seu discurso, o presidente da Fiemt, Silvio Rangel, destacou o papel estratégico do Sindirepa e reforçou o compromisso de manter os sindicatos cada vez mais próximos da federação.
“Vivemos um momento desafiador. O setor automotivo muda rápido. A entrada constante de novas tecnologias — da eletrificação veicular aos sistemas avançados de diagnóstico — exige muito preparo dos profissionais e investimentos constantes das empresas. O Sindirepa tem cumprido seu papel, oferecendo capacitação, informação e apoio para que ninguém fique para trás nessa transformação. Essa parceria e união entre a Fiemt e os sindicatos é fundamental para fortalecermos a indústria e enfrentarmos juntos esses desafios”, afirmou.
(1).jpeg)
Foto: Ana Rosa Fagundes
Reeleito, Reny Maltezo afirmou que assume o novo mandato com “orgulho e senso de responsabilidade renovados” e apresentou um balanço das ações mais recentes.
Nos últimos anos, o sindicato promoveu 71 palestras e treinamentos, beneficiando 600 mecânicos de diferentes regiões do estado, e conquistou 23 novas empresas associadas de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Mutum e Tangará da Serra.
“Nos últimos anos, o Sindirepa se consolidou como uma entidade presente e atuante, sempre com apoio da Fiemt”, disse Reny.
Ele também relembrou a missão internacional à Automechanika Frankfurt 2024, na Alemanha, considerada a maior feira do setor automotivo e de autopeças do mundo, onde o grupo conheceu tendências como sustentabilidade, inovação, eletrificação, digitalização e inteligência artificial. Na ocasião, reforçou o maior desafio enfrentado atualmente pelo segmento.
.jpeg)
estratégico do Sindirepa. Foto: Ana Rosa Fagundes
“Voltamos com novas ideias e oportunidades para aplicar aqui. Mas sabemos que o futuro exige atenção imediata. Nosso principal desafio hoje não é apenas qualificar, mas encontrar profissionais. A escassez de mão de obra é um gargalo real que precisamos enfrentar com iniciativas concretas para atrair e reter trabalhadores no setor”, afirmou.
A cerimônia foi marcada por agradecimentos aos antigos presidentes do Sindirepa-MT, reconhecidos por construírem a base sólida sobre a qual a entidade segue avançando. “Essa união é fundamental para o fortalecimento da indústria e dos nossos associados. Vamos seguir juntos, participando, compartilhando experiências e construindo um setor automotivo mais forte, competitivo e inovador. Porque unidos, vamos muito mais longe”, concluiu Reny.
Texto: Ana Rosa Fagundes