Conselho Nacional do Senai conhece iniciativas de educação profissional em Mato Grosso
.jpeg)
treinamento de aluna para seletiva nacional da WorldSkills
O Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) receberam uma comitiva do Conselho Nacional do Senai. A visita técnica, composta por conselheiros representantes dos trabalhadores da indústria, faz parte de uma agenda institucional estratégica e reforça o papel de Mato Grosso como referência nacional em educação profissional e desenvolvimento industrial..
Ao longo de três dias, os conselheiros conheceram iniciativas que evidenciam o protagonismo do Senai Mato Grosso em projetos inovadores voltados para a formação de profissionais e para o fortalecimento da competitividade industrial. Entre os destaques, estão as ações voltadas ao Novo Ensino Médio, que aproximam os jovens do mundo do trabalho e contribuem para preparar uma nova geração de talentos alinhados às demandas da indústria.
.jpeg)
a Agroindústria de Mato Grosso
“Essa visita fortalece a integração entre o Conselho Nacional e as ações que realizamos em Mato Grosso. É uma oportunidade de apresentar a força da agroindústria, os avanços na qualificação profissional e reforçar a relevância do estado, que cresce e se consolida como referência no desenvolvimento do país”, destacou o presidente do Sistema Fiemt e do Conselho Regional do Senai MT, Silvio Rangel.
Outro eixo central da programação é a agroindústria, setor de grande importância para Mato Grosso e para o país. A comitiva acompanhou de que forma o Senai tem estruturado soluções educacionais e tecnológicas para formar mão de obra qualificada, apoiar o crescimento sustentável e impulsionar a inovação nesse segmento estratégico.
.jpeg)
Os conselheiros visitaram a Fazenda Filadélfia do Grupo Bom Futuro, vivenciaram o projeto Farm Day, desenvolvido pelo Instituto Farmun, que apresenta as atividades desempenhadas do campo a indústria. A experiência prática é uma imersão para apresentar oportunidades de trabalho na área tecnológica e demonstrar a importância da inovação e da tecnologia no campo.
“É uma honra receber o Conselho Nacional em Mato Grosso para uma visita prática que evidencia a força da nossa agroindústria. O estado responde por 74% da produção de algodão do país e, a partir dessa cultura, movimenta toda uma cadeia produtiva. Estar próximo dessa realidade é essencial para fortalecer a missão do Senai, que é preparar profissionais qualificados e contribuir para o desenvolvimento da indústria em todas as suas etapas”, reforça o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini.
(1).jpeg)
Os conselheiros conheceram as instalações do novo bloco educacional da unidade do Senai Porto, que possui mais de 2 mil metros quadrados, com salas e laboratórios cursos nas áreas de Segurança do Trabalho e Corte e Costura, além de um espaço exclusivo para a equipe de robótica FRC.
“Quando falamos em indústria, é fundamental olhar para além da produção de matéria-prima. Muitas vezes, essa riqueza sai do país sem passar pelo processo de industrialização e sem gerar o valor agregado que poderia impulsionar nossa economia. Industrializar é transformar, é gerar inovação, empregos de qualidade e oportunidades. Para isso, precisamos de pessoas qualificadas, com conhecimento e identidade profissional. É justamente aí que o Senai em Mato Grosso desempenha um papel decisivo, garantindo a formação necessária para que a indústria brasileira avance e se fortaleça”, reforça o conselheiro do Senai Nacional, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Roberto, Bigode.
A visita marca um momento de integração e reconhecimento, reafirmando o papel do estado como referência nacional em iniciativas que unem educação profissional, inovação e desenvolvimento industrial.
Texto: Amanda Simeone
Fotos: Lucas Nunes