Comitiva da TINKT Intl Trade visita MT em busca de oportunidades no setor mineral e industrial

diversificada
A Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) recebeu nesta terça-feira (26.08) a comitiva da TINKT Intl Trade, composta pelo diretor Yin Pan, e o assessor Jorge Shih Hung, em uma agenda voltada à prospecção de oportunidades de negócios e parcerias estratégicas no estado.
A TINKT é uma empresa brasileira com atuação diversificada, que mantém parceria com indústrias chinesas em setores como mineração, construções modulares, fertilizantes e equipamentos para o agronegócio. Atualmente, a companhia já possui operações em Rondônia e busca expandir sua presença para Mato Grosso, estado considerado estratégico pela sua riqueza mineral e relevância no setor agrícola.
Também participaram da agenda a superintendente da Fiemt, Fernanda Campos, a gerente do Observatório de Mato Grosso, Vanessa Gasch, o coordenador de Internacionalização da Fiemt, Antônio Neto, o coordenador de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), Leonardo Figueiredo, os presidentes dos sindicatos das Indústrias Extrativas de Minério de Mato Grosso (Sindiminério), Antonio Pizza e da Indústria da Construção Civil do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT), Cláudio Ottaiano.
Durante o encontro, foram apresentadas informações sobre o ambiente econômico e logístico do estado, bem como potenciais áreas de sinergia entre os setores industrial e mineral.

instituição e o potencial de parcerias
Segundo Fernanda Campos, que recepcionou a comitiva, o diálogo reforça a importância da aproximação com investidores internacionais. “A visita da TINKT demonstra o interesse crescente do capital internacional em Mato Grosso. Nosso papel é apoiar iniciativas que tragam inovação, emprego e desenvolvimento sustentável para o estado, conectando empresas ao setor produtivo local.”
O diretor da TINKT, Yin Pan, destacou a receptividade da instituição e o potencial de parcerias. “Fomos muito bem recebidos pela Fiemt e estamos confiantes de que Mato Grosso pode se tornar uma base sólida para nossa expansão. Nosso objetivo é unir mineração, soluções de construções modulares e fornecimento de insumos agrícolas em uma cadeia integrada, contribuindo para o desenvolvimento da região e fortalecendo as relações comerciais entre Brasil e China.”
Já Leonardo avaliou a visita como muito produtiva e ressaltou que a TINKT, já estabelecida em Rondônia no setor de mineração, busca em Mato Grosso novas oportunidades em mineração, construções modulares e fertilizantes. Ele destacou que a agenda, embora curta, foi importante para que a empresa tivesse uma visão inicial do estado e das conexões oferecidas pela Fiemt, pela Sedec e pela InvestMT.

com a Sedec-MT
Segundo Leonardo, a TINKT demonstrou interesse em áreas de ouro e na possibilidade de integrar os módulos construtivos à atividade mineral. Ele classificou a empresa como bem estruturada, organizada e financeiramente sólida, com potencial para se tornar uma parceira estratégica no médio e longo prazo. “Ainda não há negócios concretos, mas é assim que se inicia o trabalho: apresentando, conectando e fomentando parcerias. Estou otimista de que essa visita seja o começo de muitas oportunidades para Mato Grosso”, afirmou.
A visita faz parte de uma agenda organizada em conjunto com a Sedec-MT, incluiu reuniões com representantes do setor produtivo, levantamento de dados técnicos sobre áreas de interesse mineral e análise de viabilidade para a instalação de uma unidade de produção ou montagem de estruturas modulares no estado.
Texto e foto: Viviane Saggin