Parceria entre Fiemt e MPE aposta na educação como ferramenta de combate à violência contra a mulher

pelas instituições
A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), por meio do Conselho Temático de Responsabilidade Social (Cores) e da Câmara da Mulher, recebeu, nesta quinta-feira (28.08), a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado (MPE), Claire Vogel Dutra. O encontro teve como pauta a construção de iniciativas eficazes de combate à violência contra a mulher, com foco na redução do número de feminicídios em Mato Grosso, estado que apresenta a maior taxa do país, com 2,5 mortes a cada 100 mil mulheres.
Na reunião, foram apresentadas ações desenvolvidas pelas instituições que se complementam no enfrentamento desse cenário. O Serviço Social da Indústria (Sesi MT) destacou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como ferramenta de acesso gratuito ao ensino de qualidade. A modalidade é voltada a pessoas que desejam concluir os estudos, com metodologia que alia 80% das aulas em formato online e 20% presenciais, facilitando a conciliação entre educação, trabalho e outras atividades.
Também foi apresentada a plataforma Sesi Digital, que oferece cursos gratuitos voltados à transformação social. Entre os conteúdos disponíveis, estão capacitações sobre empoderamento feminino, combate à violência de gênero e formação voltada aos homens, com o objetivo de desconstruir práticas machistas.

proposta é fortalecer e ampliar as iniciativas conjuntas
A promotora Claire Vogel Dutra apresentou iniciativas do MPE, como o Projeto Florescer, focado na prevenção da violência de gênero entre jovens em idade escolar. A ação leva às escolas públicas e privadas atividades como rodas de conversa e debates sobre o tema. Segundo ela, o Ministério Público estuda ainda o lançamento de um concurso para estimular a participação dos jovens na construção de soluções para o enfrentamento da violência.
De mãos dadas
Entusiasmada com a parceria, Claire destacou que a proposta é fortalecer e ampliar as iniciativas conjuntas. “Estamos muito felizes com essa parceria. Acreditamos que será possível desenvolver diversas ações e projetos em conjunto. A Fiemt, com todas as instituições que a compõem, pode somar muito ao nosso trabalho”, afirmou.
A iniciativa pretende atuar tanto no combate direto à violência quanto no acolhimento e encaminhamento das mulheres e suas famílias. Para a presidente da Câmara da Mulher, Ana Cássia Rangel, é fundamental garantir o acesso à saúde emocional, à educação e a oportunidades de trabalho. “A Federação das Indústrias tem um papel estratégico nesse processo, pela sua capilaridade e capacidade de chegar a inúmeras empresas e comunidades em Mato Grosso. Essa integração permite levar conhecimento, oportunidades e caminhos para uma convivência mais justa e saudável. Somando esforços, conseguimos transformar realidades”, ressaltou.

violência quanto no acolhimento
A presidente do Cores, Ulana Bruemuller, reforçou a relevância da parceria. “O combate à violência contra a mulher é uma responsabilidade de toda a sociedade, tanto do setor público quanto do privado. O Sistema S, integrado à Federação das Indústrias, tem condições de ser um grande parceiro nessa causa, mobilizando inúmeras empresas em Mato Grosso e ampliando o alcance desse trabalho.”
Durante a reunião, o superintendente regional do Sesi, Alexandre Serafim, destacou o papel da escola como espaço estratégico para o desenvolvimento de projetos voltados à proteção e ao cuidado com mulheres, crianças e adolescentes. “A escola é um ambiente vivo, dinâmico e que reflete muitos dos desafios da sociedade. Questões como violência, uso de álcool e conflitos do dia a dia aparecem nesses espaços, e é justamente por isso que acreditamos que eles são ideais para projetos de prevenção e promoção de uma cultura de paz”, afirmou.
Serafim reiterou ainda que o Sesi está à disposição para apoiar o Ministério Público e demais instituições na construção de ações conjuntas. “Esse trabalho é fundamental para evitar que problemas cotidianos se transformem em estatísticas”, completou.
Observatórios

espaço estratégico
Na oportunidade, Moisés Lara, supervisor de projetos e processos do Observatório da Indústria de Mato Grosso, apresentou a plataforma, que reúne dados econômicos do estado e permite estratificá-los por gênero, cor e classe social, contribuindo para a compreensão do cenário de inserção da mulher no mercado de trabalho.
O MPE também conta com o Observatório Caliandra, banco de dados atualizado com estatísticas sobre feminicídios em Mato Grosso. A plataforma reúne informações sobre inquéritos policiais e processos em andamento, materiais orientativos, rede de serviços de atendimento e um memorial com a história das vítimas.
II Encontro de Responsabilidade Social Empresarial
As presidentes Ana Cássia Rangel e Ulana Bruemuller convidaram a promotora Claire Vogel Dutra para participar do II Encontro de Responsabilidade Social Empresarial, com foco no protagonismo feminino. O evento será realizado no dia 25 de setembro, às 14h30, no auditório da Fiemt, promovido pelo Cores e pela Câmara da Mulher.
Texto e foto: Fernanda Nazário