Sindilam inaugura nova sede e empossa diretoria em Aripuanã
.jpg)
O Sindicato das Indústrias de Laminados e Compensados de Mato Grosso (Sindilam MT) inaugurou, nesta quinta-feira (11), sua nova sede em Aripuanã. A solenidade reuniu autoridades, empresários e dirigentes dos sete sindicatos de base florestal que integram o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem). O espaço resulta de parceria entre o Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), o Cipem e a prefeitura.
O presidente em exercício do Sistema Fiemt e deputado estadual Carlos Avallone participou da solenidade. “A nova sede é conquista dos sindicatos e dos empresários. O Sistema Fiemt segue presente em Aripuanã, com apoio permanente ao setor de base florestal”. Ele anunciou ainda: “Neste ano, vamos inaugurar uma Escola de Cultura do Sesi, com atividades de arte, música, dança e robótica, em parceria com a Nexa”.
O presidente do Cipem, Edinei Blasius, destacou a força produtiva do município. “Aripuanã está entre os maiores produtores de madeira do mundo. Em 2024, foram comercializados 99 mil metros cúbicos, com impacto direto em emprego e renda”.
A secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, reforçou o papel do setor: “Mato Grosso é protagonista na produção de madeira nativa sob manejo sustentável. A nova sede demonstra organização e fortalecimento institucional, estratégicos para a região Noroeste”.
Participaram da solenidade presidentes e representantes dos sindicatos: Sindusmad, Simenorte, Simno, Simava, Sindinorte, Sindiflora e Simas, além do Fórum Nacional de Base Florestal (FNBF). O evento também reuniu autoridades políticas locais e estaduais, além do superintendente regional do Sesi MT, Alexandre Serafim.
À noite, houve posse festiva da nova diretoria. O presidente Carlos Torremocha foi reconduzido ao cargo.
Texto e fotos: Eduardo Cardoso