Com o apoio do Sindenergia MT, Cuiabá recebe maior evento itinerante do setor elétrico

transição energética e redes subterrâneas de média tensão
Com apoio do Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia MT), Cuiabá sediará o Circuito Nacional do Setor Elétrico (Cinase — Região Centro-Oeste), em 1º e 2 de outubro de 2025, no Cenarium Rural.
A programação prevê congresso com mais de 60 palestrantes e feira com 25 empresas. Os temas incluem segurança cibernética, redes inteligentes, transição energética, panorama regional de eólica e solar, redes subterrâneas de média tensão, eficiência do sistema, engenharia na prática, geração distribuída e armazenamento.
“Criado em 2010, o Cinase tem viajado por diferentes estados brasileiros, ao menos quatro vezes ao ano, visando disseminar informações técnicas do setor elétrico, agregadas ao conhecimento que cada estado tem a oferecer”, afirma o diretor do Grupo O Setor Elétrico, Adolfo Vaiser.
Ainda segundo Vaiser, “com este formato itinerante, o evento se consolidou como um dos mais relevantes para o segmento no País, a partir de debates e palestras que tratam sobre as principais novidades e as novas tecnologias da cadeia elétrica nacional e internacional, além de discutir questões normativas do universo da eletricidade”.
Para o presidente do Sindenergia-MT e empresário do setor, Carlos Garcia, o encontro em Mato Grosso marca o calendário do setor elétrico brasileiro e destaca o potencial energético local. “Teremos reunidos os principais especialistas para discutir as tendências e desafios. Com a expertise do Sindenergia MT vamos contribuir no debate e defesa de interesses do setor, sempre com foco de um futuro mais sustentável e eficiente para a geração e distribuição de energia no Brasil”, ponderou.

com foco em transição energética e redes inteligentes
Entre os apoiadores do evento estão Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas — Seção Mato Grosso (Abee MT), Allvar Engenharia, CCR Montagens Industriais, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea MT), Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT-01), E4 Energia, Elétrica Paraná, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Mútua, Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético da Universidade Federal de Mato Grosso (Niepe/UFMT), OHMEGA, Programa de Educação Tutorial de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso (PET/UFMT), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Qualifio, Sindenergia-MT e Sindicato dos Técnicos Industriais de Mato Grosso (Sintec MT).
Prêmio O Setor Elétrico
Na véspera do evento ocorre o “Prêmio O Setor Elétrico”, criado em 2018. “As categorias são Inovação Tecnológica, Instalações Elétricas, Projeto Luminotécnico, Pesquisa & Desenvolvimento e Energias Renováveis”, ressalta o coordenador técnico no Cinase, professor Danilo de Souza.
Ainda segundo o professor, a proposta é incentivar o respeito às normas técnicas e ao desenvolvimento de soluções cada vez mais sustentáveis e eficientes para as instalações brasileiras. A avaliação é feita por jurados reconhecidos no segmento.
Para mais informações sobre as categorias, regulamento e prazos de inscrição, acesse o portal do prêmio.
Texto e foto:Assessoria Sindenergia/Fiemt