Fiemt participa de missão empresarial à China e aproxima setor produtivo mato-grossense de polos globais de inovação e comércio
.jpeg)
A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) participa da Missão Empresarial Conexão China-Brasil 2025, que leva empresários e lideranças do setor produtivo para uma imersão estratégica em Shanghai, Yiwu e Guangzhou, sendo importantes centros de inovação, tecnologia e comércio mundial. O objetivo é fortalecer parcerias comerciais, ampliar o conhecimento sobre o ecossistema chinês e impulsionar a internacionalização das indústrias brasileiras.
A missão começou no sábado (11), com uma recepção no Centro do Brasil na China, em Shanghai, reunindo autoridades, executivos e especialistas. O encontro contou com palestras de representantes de empresas chinesas de destaque e de instituições brasileiras. Entre os convidados, Hank Zhou, Chief Architect do Shanghai Research Institute da Lenovo Group, apresentou as inovações da multinacional em robótica e automação inteligente.
Li Xiang, representante da Sunmi Technology, abordou as aplicações da Inteligência Artificial (IA) e da Internet das Coisas (IoT) no varejo e na indústria. Mike Dong, diretor da ZD Energy, destacou soluções em energia limpa para veículos elétricos.
A consultora Ana Garcia, fundadora da Business in a Box e responsável pela consultoria da missão, destacou a importância de compreender o ecossistema chinês e adaptar estratégias de importação. Já André Schelini, diretor técnico do Sebrae MT, apresentou como o Sebrae auxilia as micro e pequenas empresas brasileiras no processo de internacionalização e acesso ao mercado chinês. Jane Wu, coordenadora do Centro Brasil-China, relatou que, em apenas dois meses de funcionamento, o espaço já ajudou empresas brasileiras a fecharem negócios na Ásia.
O cônsul-geral adjunto do Brasil em Shanghai, Winston Alexander, ressaltou o apoio do consulado ao setor empresarial brasileiro. Encerrando o evento, Josiel Alcolumbre, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Amapá e suplente de senador, destacou a relevância da imagem do Brasil no exterior e o papel da internacionalização para o desenvolvimento regional.
Yiwu: aprendizado e conexões no maior mercado atacadista do mundo
A comitiva visitou Yiwu, o maior mercado de atacado global, conhecido pela diversidade de produtos e oportunidades para revendedores e marketplaces.
Os participantes realizaram visitas guiadas, networking com traders locais, e conheceram o centro de distribuição do Porto Seco de Yiwu, principal ponto de exportação de produtos chineses.
Canton Fair
Nos próximos dias, a Missão segue com uma programação na Canton Fair, uma das maiores feiras de importação da China. A agenda inclui encontros com representantes da Suntrans, especialista em logística Brasil-China, e Camila Ghattas, da Foreseekers, que vai compartilhar tendências e estratégias de E-commerce global.
Além disso, os participantes terão exploração intensiva da feira entre os dias 17 e 19 de outubro, com foco em identificar oportunidades de negócios, novas tecnologias e potenciais fornecedores. O grupo encerra as atividades com uma agenda cultural e retorno ao Brasil a partir do dia 20 de outubro.
Texto: Vívian Lessa