Expoind MT 2025: Empresários debatem caminhos para uma sucessão empresarial bem-sucedida em Mato Grosso
do Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso (IEL MT)
O processo de sucessão familiar, um dos momentos mais decisivos para a continuidade de empresas, foi tema central do painel “Sucessão de Sucesso”, realizado nesta quarta-feira (5), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, durante a Expoind MT 2025.
O evento é uma realização da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) em parceria com a Secretaria de Estado e Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec MT).
Com participação de lideranças do setor produtivo e jovens sucessores, o encontro reuniu experiência e visão de futuro para discutir desafios, estratégias e boas práticas para a transição de comando em negócios familiares.
Promovido pelo Conselho Novos Líderes, com apoio do Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso (IEL MT), o painel destacou que a sucessão vai muito além da transmissão de cargos. Trata-se de um processo profundo que envolve valores, identidade e visão estratégica para garantir a longevidade das empresas.
presidente do Conselho
A superintendente da Fiemt e do IEL MT, Fernanda Campos, ressaltou a relevância do tema e o papel estratégico do Conselho para o desenvolvimento da nova geração de lideranças industriais.
“A sucessão familiar faz parte do marco estratégico para todo o Sistema Fiemt, conduzido com muita dedicação pelo IEL MT. O Conselho Novos Líderes já se consolida como o maior movimento jovem da indústria em Mato Grosso”, destacou Fernanda Campos.
Os convidados Aline Bortoli e Jules Ignácio, da Natter, e Julia Antunes, da BLM, compartilharam vivências e perspectivas, evidenciando como diálogo intergeracional, planejamento estratégico e governança corporativa são fundamentais para uma transição equilibrada e sustentável
Entre os pontos debatidos estiveram as emoções envolvidas na sucessão familiar, o equilíbrio entre legado e inovação, o papel da preparação antecipada, a importância do respeito entre gerações e a profissionalização da gestão. Questões como competências essenciais para sucessores e formas de superar resistências e conflitos também estiveram em pauta
o Sistema Fiemt
Ao longo da conversa, os painelistas reforçaram que uma sucessão bem-conduzida não se limita ao aspecto administrativo, mas representa continuidade de propósito, visão estratégica e compromisso com o futuro.
Conselho Novos Líderes
O presidente do Conselho Novos Líderes, Vinícius Saragiotto, destacou o papel do colegiado, voltado ao desenvolvimento de jovens empresários comprometidos com o futuro da indústria mato-grossense. Atualmente, é o Conselho da Fiemt com o maior número de membros.
“O Conselho Novos Líderes nasceu para preparar e conectar jovens que querem contribuir com o futuro da indústria. Nosso propósito é fortalecer o associativismo e fomentar uma liderança ética, inovadora e sustentável, apoiando processos essenciais como a sucessão familiar para garantir a continuidade e modernização dos negócios”, ressaltou Saragiotto.
Ele lembrou que o tema sucessão é especialmente relevante no Brasil, onde 90% das empresas são familiares, responsáveis por aproximadamente 65% do PIB nacional. Apesar da força desse modelo, 75% das empresas não chegam à terceira geração, reforçando a importância de iniciativas de formação e preparo de novos líderes.
Texto: Vívian Lessa