Sistema Fiemt é homenageado pelos 93 anos do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso
vice-presidente da Fiemt, Edgar Borges
O Sistema Fiemt foi uma das instituições homenageadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) durante a sessão solene que marcou os 93 anos da Justiça Eleitoral no Estado, realizada nesta terça-feira (11.11), em Cuiabá. A solenidade reuniu autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes de entidades de classe e servidores que ajudaram a construir a história do Tribunal.
O vice-presidente do Sistema Fiemt, Edgar Teodoro Borges, representou o setor industrial na cerimônia e recebeu o reconhecimento em nome da Federação das Indústrias de Mato Grosso. Ele destacou a importância da democracia e do equilíbrio institucional para o avanço do desenvolvimento econômico.
“Quando as instituições são fortes e a sociedade confia no processo democrático, todo o resto também prospera. É essa estabilidade que permite que o setor produtivo invista, gere empregos e continue contribuindo para o crescimento do nosso Estado”, afirmou Borges.
sessão que marcou os 93 anos da justiça eleitoral no estado
A presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, ressaltou o papel histórico da Justiça Eleitoral na consolidação da cidadania e na defesa do voto livre e seguro. Segundo ela, “são 93 anos garantindo que a população seja ouvida e tenha o seu direito respeitado e preservado”.
Com 2,5 milhões de eleitores cadastrados — sendo 91% com biometria —, Mato Grosso é referência nacional em inovação e segurança do processo eleitoral. A trajetória do TRE-MT também reflete a evolução tecnológica do país, desde o fim do voto em cédula de papel, no ano 2000, até o uso de satélites para transmissão de resultados em locais de difícil acesso.
Para o Sistema Fiemt, democracia e indústria caminham juntas. Quando há estabilidade e confiança, surgem mais oportunidades para crescer, inovar e transformar a vida das pessoas.
Texto e fotos: José Pereira