Conselho de Responsabilidade Social da Fiemt debate iniciativas de impacto social e fortalecimento feminino em MT - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Conselho de Responsabilidade Social da Fiemt debate iniciativas de impacto social e fortalecimento feminino em MT

13/11/2025 - 14h58
reuniao
“Nosso papel vai muito além da produção", disse presidente
do Conselho

A 3ª Reunião Ordinária do Conselho Temático de Responsabilidade Social (Cores) da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) reuniu representantes de instituições, movimentos sociais e do setor produtivo para discutir ações de transformação social, fortalecimento da autonomia feminina e promoção de oportunidades para jovens no estado. O encontro foi realizado em conjunto com a Câmara Técnica da Mulher da Fiemt.

Conduzida pelo presidente do Cores, Marinaldo Santos, e pela presidente da Câmara Técnica da Mulher, Ana Cássia Rangel, a reunião reforçou a importância de articular iniciativas privadas e sociais para ampliar o impacto positivo em comunidades, estimular o empreendedorismo feminino e fortalecer políticas de inclusão e responsabilidade social.

“Nosso papel vai muito além da produção. A indústria também tem o dever de contribuir para uma sociedade mais justa, inclusiva e livre da violência. Quando unimos esforços com instituições e movimentos sociais, potencializamos resultados e construímos um ambiente melhor para todos”, destacou Marinaldo.

O coordenador de Responsabilidade Social e Relações Institucionais da Concessionária Nova Rota do Oeste, Tharley de Barros Teixeira apresentou as ações de responsabilidade social e comunitária, alinhadas a práticas ESG e de sustentabilidade, reforçando o papel das empresas na promoção do desenvolvimento social e ambiental.

A programação também incluiu a atuação da Virada Feminina, movimento global que nasceu no Brasil e promove o protagonismo feminino e a cidadania ativa. A vice-presidente da Virada Feminina de Mato Grosso, Iracilda Campos, destacou o histórico de mobilização, os seminários realizados e a integração do movimento com agendas internacionais, como a Agenda 2030 da ONU e a COP-30.

reuniao
Reunião reforçou a importância de articular iniciativas
privadas e sociais

Durante o encontro, o coordenador executivo do Projeto “Amarra Cabelo”, João Vitor da Silva Santos, apresentou a iniciativa que nasceu a partir de uma vivência pessoal de violência doméstica e transformou a dor em ação coletiva. O projeto atua com oficinas de autoestima, capacitação, educação em escolas e articulação comunitária, promovendo autonomia econômica e combate ao ciclo da violência. Desde 2020, já alcançou mais de 8 mil pessoas em Cuiabá e capacitou mulheres que hoje geram renda própria.

Outro ponto relevante, foi a apresentação da diretora executiva do Instituto Farmun, Tuka Martins, que destacou as ações da segunda geração do Grupo Bom Futuro, que nasceu em 2019 com o propósito de transformar a educação em motor de desenvolvimento humano e social. Com quatro linhas de atuação — educação e vivência (FarmDay), cultura e identidade (Arte Raiz), formação e futuro (Trilhas do Conhecimento) e novas frentes sociais — o instituto já impactou mais de 6 mil pessoas de forma direta e indireta, em 12 cidades de Mato Grosso e em Rondônia, com participação de jovens de 12 países.

Durante a seção, foi acrescentada a informação sobre a palestra “Por Elas e Por Nós – Diálogo Masculino pela Não Violência”, que será realizada no dia 2 de dezembro de 2025, com apoio do Cores, da Câmara da Mulher, da Gerência de Pessoas da Fiemt, da CIPA e do SESMT, em parceria com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT).

A iniciativa faz parte de uma ação do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar do MPMT, que busca envolver homens e empresas na promoção da igualdade de gênero e na prevenção da violência contra mulheres.

Texto e fotos: Vívian Lessa

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555