Presidente do Sistema Fiemt ressalta força do Sindirepa na abertura da Expo Auto Mecânica
O presidente do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Silvio Rangel, ressaltou a força do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios de Mato Grosso (Sindirepa-MT) durante a abertura da Expo Auto Mecanica, realizada nesta sexta-feira (14.11), no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá.
“O Sindirepa-MT mostra, mais uma vez, sua força ao liderar a organização de uma feira que valoriza um setor estratégico para Mato Grosso. Estamos falando de uma cadeia que reúne quase dois mil estabelecimentos, gera milhares de empregos e garante a segurança e a qualidade da nossa frota, que hoje ultrapassa três milhões de veículos. É por isso que o Sistema Fiemt apoia integralmente o Sindirepa, porque quando o sindicato fortalece seus empresários, toda a indústria avança e o estado se desenvolve”, pontua Silvio.
A feira acontece até domingo, dia 16, e reúne empresários, profissionais e lideranças do setor automotivo para celebrar um segmento essencial à mobilidade, à economia e ao desenvolvimento de Mato Grosso.
O evento, promovido pelo Sindirepa-MT, fortalece a atividade no estado que movimenta uma frota de quase 3 milhoes de veículos no estado.
O presidente do Sindicato, Reny Maltezo, destacou a importância da feira para fortalecer o setor de reparação automotiva, promover capacitação e dar visibilidade às empresas que fazem parte dessa cadeia produtiva. Ele agradeceu o apoio dos diretores, parceiros e patrocinadores, reforçando que o sindicato tem trabalhado para aproximar os profissionais, ampliar oportunidades e trazer inovação para o segmento.
“É uma alegria receber todos nesta feira, que representa o esforço do Sindirepa para fortalecer a categoria, promover capacitação e dar visibilidade às quase duas mil empresas do nosso setor. Trabalhamos para aproximar profissionais, incentivar iniciativas como o espaço da mulher mecânica e ampliar oportunidades para quem faz a reparação automotiva acontecer em Mato Grosso. Agradeço nossos diretores, parceiros e patrocinadores, e faço um reconhecimento especial aos que caminham conosco há tantos anos. Esta feira é fruto da união e da dedicação de todos”, reforça Reny.
A atividade mantém em funcionamento uma frota de quase 3 milhões de veículos em circulação no estado, e cada oficina, autopeça, retífica ou centro de serviços representa geração de emprego, renda e desenvolvimento regional.
De acordo com o Observatório de Mato Grosso, o estado conta com 1.876 estabelecimentos atuando em todas as regiões, empregando 7,5 mil profissionais e movimentando uma massa salarial anual de R$ 190 milhões.
Atualmente, são 2,95 milhões de veículos em circulação, um crescimento de 3% em relação a 2024, com 85 mil novos veículos incorporados à frota apenas neste ano. A arrecadação do setor soma R$ 7,06 bilhões em ICMS, evidenciando sua relevância econômica e contribuição para a receita estadual.
Texto: Amanda Simeone
Fotos: Davi Tavares