Fiemt celebra 50 anos da instituição em reunião da Diretoria
A Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) realizou a 11ª e última reunião ordinária da diretoria em 2025, marcada pelo descerramento da placa da Diretoria Comemorativa dos 50 anos e pela apresentação dos principais resultados do ano.
Durante o encontro, o presidente da Fiemt, Silvio Rangel, destacou o compromisso da instituição com o desenvolvimento do estado.
“O que nos move é ver resultados reais, como a transformação de jovens que encontram oportunidades por meio da educação profissional. É uma honra representar esta diretoria e seguir contribuindo para o crescimento da indústria e da sociedade mato-grossense”, afirmou.
O encontro contou com a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que apresentou um panorama sobre o desenvolvimento do seu estado nos últimos anos e trouxe uma mensagem de incentivo ao setor produtivo, ressaltando a importância de apoiar quem produz e fortalecer ambientes favoráveis aos negócios.
A reunião abordou temas administrativos e os indicados à Medalha Mérito Júlio Müller 2025 e a Proposta Orçamentária da Fiemt para 2026. Também foram apresentados avanços em iniciativas estratégicas como a Expoind 2025, o desenvolvimento do Livro Fiemt 50 anos, ações de relacionamento setorial e o encerramento do Programa Indústria Exportadora.
O Observatório de Mato Grosso trouxe um panorama das perspectivas econômicas para 2026, enquanto a área de Relações Institucionais destacou pautas como o REFIS III e atualizações legislativas.
As instituições que compõem o Sistema Indústria reforçaram entregas relevantes no ano: o IEL apresentou o lançamento nacional da Academia de Líderes; o Sesi exibiu o vídeo do II Festival de Robótica Educacional; e o Senai destacou a reinauguração do Senai Distrito Industrial, parcerias estratégicas, premiações e a participação em feiras internacionais.
A reunião foi encerrada com manifestações dos diretores e a realização do Conselho de Representantes, concluindo oficialmente as atividades da Fiemt no ano de seu cinquentenário.
Texto: Amanda Simeone
Fotos: Davi Tavares