Sistema Fiemt participa do lançamento do PDCIMOB e reforça apoio ao desenvolvimento do setor moveleiro em MT
setor moveleiro
O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, participou nesta terça-feira (09), do lançamento do PDCIMOB – Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário. A iniciativa é conduzida pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL) e o Sebrae Nacional, com apoio do Sebrae Mato Grosso e do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Mato Grosso (Sindimóvel MT).
Mato Grosso foi escolhido para integrar o programa pela força e representatividade do setor moveleiro no estado, reconhecido pelo crescimento contínuo na produção, alta capacidade exportadora e potencial de expansão em novos mercados.
Silvio Rangel destacou a importância da agenda para o setor e reforçou o apoio do Sistema Fiemt.
“É um privilégio para Mato Grosso receber uma iniciativa que olha para o futuro do setor moveleiro e amplia nossa presença no mercado nacional e internacional. O Sistema Fiemt está à disposição para contribuir com formação, inovação, tecnologia e competitividade em todas as etapas deste programa”, afirmou.
O PDCIMOB prevê ações de inteligência estratégica, promoção comercial e articulação entre empresas, com rodadas de negócios, fortalecimento da cadeia produtiva, melhoria de competitividade, inovação e inserção das indústrias nos ambientes digitais.
força do setor moveleiro no estado
O presidente do Sindimóvel MT, Gilmar Milan, também ressaltou o impacto do programa na realidade das empresas locais.
“Temos um setor que cresce, se diversifica e qualifica sua produção, mas precisa avançar em competitividade e acesso a mercados. O PDCIMOB chega exatamente para apoiar esse momento, estimulando inovação, novas conexões e oportunidades concretas para quem produz em Mato Grosso”, explicou.
Segundo o Sebrae, o segmento de Madeira e Móveis em Mato Grosso reúne 9.216 empresas ativas, considerando todas as atividades econômicas principais relacionadas ao setor. Desse total, 8.840 são micro e pequenas empresas, o equivalente a cerca de 96%, o que reforça a relevância dos pequenos negócios como base da cadeia produtiva no estado.
A diretora superintendente do Sebra Mato Grosso, Lélia Rocha Abadio Brun, reforçou o compromisso das empresas com o processo.
“O programa só alcançará todo seu potencial se as empresas seguirem firmes até o fim das etapas e aproveitarem o máximo possível para os resultados que virão”, destacou.
Também participaram do evento o vice-presidente da Fiemt, Jandir Milan, representantes da Prefeitura de Cuiabá, do governo de Mato Grosso e empresários.
Texto e fotos: José Pereira