Fiemt reforça diálogo institucional na abertura do ano legislativo em Mato Grosso
O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, participou, nesta segunda-feira (2), da solenidade de abertura oficial das atividades parlamentares de 2026, durante a sessão de instalação da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A cerimônia marcou o fim do recesso parlamentar e o início dos trabalhos legislativos na Casa de Leis.
Durante a solenidade, o presidente do Sistema Fiemt destacou a importância da ALMT como parceira estratégica da Federação das Indústrias na construção e no aprimoramento de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor produtivo e ao desenvolvimento econômico de Mato Grosso.
“A Assembleia Legislativa de Mato Grosso é uma grande parceira da Fiemt. A federação atua de forma permanente no acompanhamento da elaboração e da aprovação de propostas que impactam diretamente a indústria, sempre com foco no avanço, no crescimento econômico e na geração de emprego e renda para o estado”, afirmou Silvio Rangel.
A cerimônia contou com a presença do governador Mauro Mendes, do vice-governador, Otaviano Pivetta, representantes da Defensoria Pública e de diversas instituições, reforçando o caráter institucional e democrático do momento, que simboliza oficialmente a abertura do ano legislativo em Mato Grosso.
O governador Mauro Mendes apresentou um balanço dos sete anos de governo, destacando a redução ou extinção de 142 impostos, taxas e multas, com impacto direto em itens essenciais como energia, cesta básica e gás de cozinha. Ressaltou avanços na saúde, com ampliação de leitos, duplicação das UTIs e a construção de cinco hospitais, além de investimentos em infraestrutura, com mais de 7 mil quilômetros de rodovias executados no período. Para 2026, mesmo sendo ano eleitoral, garantiu a manutenção do ritmo de investimentos previstos na Lei Orçamentária, e apontou a escassez de mão de obra como um dos desafios atuais, reflexo do aquecimento econômico do estado.
Jà o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, ressaltou que a instalação da nova sessão legislativa reafirma o compromisso do Parlamento com o diálogo institucional.
“A instalação da sessão legislativa representa a retomada do nosso compromisso com o povo de Mato Grosso. Temos a expectativa de um ano de muito trabalho, diálogo e responsabilidade, com pautas importantes que vão contribuir para o desenvolvimento do Estado e para a melhoria da qualidade de vida da população”, destacou.
Atuação da Fiemt no acompanhamento legislativo
atividades parlamentares de 2026
Somente em 2025 a Fiemt monitorou mais de 600 proposições legislativas em tramitação no Parlamento estadual. Desse total, 12 projetos de interesse direto da indústria se tornaram lei, evidenciando a efetividade da atuação institucional da Federação junto ao Poder Legislativo.
A partir da próxima semana, terá início o processo de construção da Agenda Legislativa da Indústria de Mato Grosso 2026. O documento estabelece diretrizes para a atuação institucional da Fiemt junto ao poder público, classificando as proposições de forma técnica e estratégica, com posicionamentos favoráveis ou contrários conforme os interesses do setor industrial.
Além de ser um instrumento técnico, a Agenda Legislativa é um símbolo da articulação do setor produtivo em defesa de um ambiente de negócios mais competitivo, sustentável e alinhado às necessidades do desenvolvimento regional.
A Agenda Legislativa da Indústria de Mato Grosso segue o modelo adotado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que elabora a agenda legislativa federal há mais de três décadas, consolidando-se como referência na representação institucional da indústria brasileira.
Texto: José Pereira
Fotos: Assessoria de Comunicação da ALMT