Federação das Indústrias de Mato Grosso fortalece atuação dos Conselhos Temáticos e Câmaras Técnicas em 2026
do Sistema Fiemt, Silvio Rangel
A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) reforça, em 2026, o papel estratégico dos seus Conselhos Temáticos e Câmaras Técnicas como instâncias de articulação, debate e proposição de soluções voltadas ao fortalecimento do setor industrial mato-grossense. Com atuação transversal e alinhada às demandas atuais da indústria, esses colegiados reúnem lideranças empresariais e especialistas para subsidiar decisões, formular políticas e impulsionar a competitividade do Estado.
Nesta gestão, a Fiemt definiu a diretoria de diversos conselhos e câmaras, assegurando representatividade técnica e institucional. Alguns colegiados ainda seguem em fase de definição de vice-presidência, mantendo o processo aberto à construção coletiva.
O Conselho Temático da Indústria de Assuntos Legislativos (Coal) tem como presidente Silvio Rangel. Já o Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) é presidido por José Alexandre Schutze. Ambos, com vice-presidência a definir.
No Conselho Temático do Agronegócio (Coagro), a presidência é de Cleiton Gauer, tendo Giuseppe Lobo como vice-presidente. À frente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec) está Rodrigo Crosara Abrahão, com Flávio Garcia na vice-presidência. O Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa (Compem) tem Ayres dos Santos Neto como presidente e Maria Cristina Margonato como vice. No Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema), a presidência é de Adilson Valera Ruiz, com Fernando Pagliari na vice.
O Conselho Temático de Responsabilidade Social (Cores) é liderado por Marinaldo Santos, com Ulana Maria Bruehmueller como vice-presidente. O Conselho de Relações do Trabalho (CRT) conta com Claudio Cleber Ottaiano na presidência e Éder Pires na vice. Já o Conselho Temático de Temático Tributário (CTT) é presidido por Gustavo Oliveira, tendo Vinicius Saragiotto como vice.
O programa Novos Líderes Industriais segue sob a presidência de Vinicius Borges Leal Saragiotto, com Julia Assad Antunes na vice-presidência, fortalecendo a formação de novas lideranças para a indústria.
Câmaras Técnicas
A Câmara da Cadeia de Algodão tem Sergio Antunes como presidente. No âmbito ambiental, a Câmara Técnica de Logística Reversa é presidida por Rodrigo Crosara Abrahão, e a Câmara Técnica de Recursos Hídricos por Adilson Valera Ruiz. A Câmara de Energia é presidida por Silvio Rangel. Todas essas câmaras, com vices a definir.
A Câmara da Mulher tem Ana Cássia Petroni Rangel na presidência e Ulana Maria Bruehmueller como vice. Já a Câmara Técnica da Mineração conta com Carlos Mamede na presidência e Antônio Toledo Pizza como vice-presidente.
Texto: Vívian Lessa