Silvio Rangel participa de assinatura de convênio com a Volkswagen para formação de profissionais do futuro - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Silvio Rangel participa de assinatura de convênio com a Volkswagen para formação de profissionais do futuro

22/04/2026 - 16h30
Visita VW
Presidente Silvio Rangel visitou sede da Volkswagennesta
quarta-feira (22), acompanhado de outros empresários

O presidente do Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Silvio Rangel, participou de uma visita à sede da Volkswagen, em Wolfsburg, na Alemanha, onde foi firmada uma parceria entre a empresa, o Senai e o Conselho Nacional do Sesi. A visita ocorreu nesta quarta-feira (22/04).

A parceria tem como objetivo a formação e qualificação de profissionais alinhados às transformações industriais da montadora no Brasil.

Em Mato Grosso, a empresa é líder em emplacamentos de caminhões, com 25,88% do total em 2025, e também no segmento de ônibus, com 30,61%. Já no segmento de automóveis e comerciais leves, ocupa a terceira posição, com 13,24% dos emplacamentos. Os dados são da Fenabrave.

“Esse é mais um movimento estratégico para o futuro da indústria de Mato Grosso e do Brasil”, pontuou o presidente Silvio Rangel.

Já o presidente da CNI, Ricardo Alban, destacou que o acordo prevê ampliar a colaboração na formação profissional, desenvolver programas educacionais voltados às competências do futuro, estimular investimentos em inovação, tecnologia e ambientes de aprendizagem, além de expandir o acesso à educação profissional de qualidade.

O chairman executivo da Volkswagen Região América do Sul, Alexander Seitz, destacou que a indústria automotiva vive um momento de transformação, com processos de digitalização e a fabricação de veículos elétricos e híbridos. Nesse contexto, ele enfatizou que a parceria contribuirá para a formação de novos trabalhadores.

“Todos são campos novos que precisamos entender e saber como educar os nossos trabalhadores para continuarmos com um crescimento sustentável”, disse Seitz.

Visita VW
Presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, destacou que
parceria é estratégica para a indústria brasileira

O diretor-executivo de Relações Governamentais da Volkswagen do Brasil, Luiz Ricardo de Medeiros Santiago, ressaltou que a qualificação dos profissionais é imprescindível para o novo momento da montadora no país.

“Vivemos um momento-chave de transformação do parque industrial brasileiro, em que novas tecnologias estão trazendo uma onda de modernização do parque fabril e, consequentemente, a necessidade de formação em tecnologia e processos produtivos dos nossos trabalhadores”, afirmou.

O convênio foi assinado pelo presidente do Conselho Nacional do Senai, Ricardo Alban, que também preside a CNI, e pelo presidente do Conselho Nacional do Sesi, Fausto Augusto Junior, além de representantes da Volkswagen.

Os empresários participam de uma missão empresarial à Hannover Messe, considerada a principal feira industrial do mundo. Ao todo, 260 representantes da indústria brasileira, entre empresários e executivos, participam da programação, que busca impulsionar as relações comerciais entre os dois países.

Texto: Felipe Leonel e CNI

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555