Novo software da FIEMT conecta sindicatos industriais às compras governamentais
A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) lançou, durante o evento “Descomplicando a participação no processo de Aquisições Públicas em MT”, o projeto piloto do Software Sindical – Compras Governamentais, iniciativa criada para facilitar o acesso das indústrias mato-grossenses às licitações públicas estaduais.
\r\n\r\nO Sindicato das Indústrias do Vestuário de Mato Grosso (Sinvest MT) integra a fase piloto do projeto, que consiste em um sistema de monitoramento das licitações abertas pelo Governo do Estado. A ferramenta identifica oportunidades conforme os setores industriais correspondentes a cada sindicato e direciona as informações de forma estratégica às entidades.
\r\n\r\nCom a iniciativa, os sindicatos passam a receber avisos sobre processos licitatórios relacionados às suas cadeias produtivas, ampliando as possibilidades de participação das empresas associadas no mercado de compras governamentais.
\r\n\r\nO superintendente da Fiemt, Lucas Barros, destacou que a iniciativa foi criada para fortalecer os sindicatos industriais e gerar entregas práticas aos associados. “É uma iniciativa da Fiemt voltada aos associados dos sindicatos industriais, para que possam utilizar esse sistema e ter acesso facilitado às oportunidades de compras governamentais. As empresas interessadas devem procurar o sindicato que representa seu setor para participar”, afirmou.
\r\n\r\nA presidente do Sinvest MT, Cristina Margonato, destacou que a ferramenta representa um avanço importante para aproximar as empresas do setor das oportunidades públicas. “Esse sistema facilita o acesso à informação e fortalece o associativismo, permitindo que mais indústrias do vestuário participem das compras governamentais de forma organizada e competitiva”, afirmou.
\r\n\r\nDurante a capacitação, a secretária-adjunta de Aquisições Governamentais da Seplag, Katiene Pinheiro, destacou que muitas empresas perdem oportunidades por falhas cadastrais ou ausência de informações compatíveis com sua atividade econômica. Segundo ela, o cadastro de fornecedores é realizado de forma online e deve ser feito com antecedência para evitar contratempos nos processos licitatórios.
\r\n\r\nA palestrante também reforçou a importância de manter o cadastro atualizado e realizar corretamente a inclusão do CNAE da empresa, medida considerada essencial para aumentar a eficiência no acesso às oportunidades e garantir maior compatibilidade com os processos licitatórios.
\r\n\r\nTexto e fotos: Vívian Lessa
\r\n\r\n\r\n\r\n
\r\n
\r\n