Sindusmad: Projeto leva dentista para ensinar sobre saúde bucal em escola

29/11/2019 - 11h45

A parceria entre o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad) e a professora Mauricy de Oliveira Rosa Schorr, da escola municipal Leni Teresinha Benedetti, em Sinop, proporcionou uma aula diferente sobre saúde bucal aos alunos da segunda série do ensino fundamental da unidade.

Em todas as atividades promovidas pela professora, o Sindusmad é convidado especial. Dessa vez, para estimular a imaginação das crianças, a dentista Letícia Appel Kirsch utilizou maneiras lúdicas, por meio de imagens e experimentos, para ensinar a importância da saúde bucal. Os alunos aprenderam como escovar os dentes corretamente e ainda receberam kits para higiene bucal.

O trabalho conjunto do sindicato com a escola nasceu em 2017, por meio de um projeto de arborização da unidade. Segundo a professora Mauricy Schorr, essa parceria é multidisciplinar.

“Muitas pessoas se envolveram no projeto de plantio de árvores, mas poucas permaneceram. O Sindusmad nos deixou sozinhos: são empresários que realmente se preocupam com o bem-estar dessas crianças, que estão em situação de risco e que precisam de amor. O que aconteceu hoje é este trabalho de interdisciplinaridade e o projeto segue caminhando junto ao Sindusmad”, explica

A dentista Letícia Kirsch destaca que a iniciativa surgiu em 2018 quando conheceu a professora Mauricy. “Eu ainda estudava em outra cidade e não pude participar ativamente. No meu retorno para Sinop combinei com a professora de fazer uma palestra sobre cuidados e higiene bucal. Fiquei impressionada, eles sabem de muita coisa, são dedicados e fiquei muito contente com o resultado”, comemora a profissional.

Para o presidente do Sindusmad, Wilson José Volkweis, o sindicato tem compromisso social com a cidade de Sinop e região. "Contribuímos com instituições que precisam do nosso apoio, como a prefeitura, o Corpo de Bombeiro, a Apae, Lar Vicentino, Hospital de Amor, entre outras. Sempre apoiamos projetos que visem a educação, a integração da família e que melhorem a qualidade de vida para as gerações futuras. Este projeto de saúde bucal é um piloto apenas, pois em 2020 temos o intuito de expandir para todas as demais classes da escola”, afirma o presidente.

Além do projeto, o sindicato está confeccionando oito bancos de madeira rústica que serão doados para a escola. O diretor escolar André Vicente elogiou o trabalho da professora e reforçou a importância da parceria entre a iniciativa privada e o ensino público.

“Quando a iniciativa privada faz essa parceria, ela sinaliza que não só busca uma mão de obra qualificada como também está disposta a contribuir neste processo. É uma contribuição de longo prazo. Esse projeto é bonito e muito importante, pois transforma. Todos os alunos que passam pelos projetos que o Sindusmad realiza conosco saem mais comprometidos”, garante.

Para estimular a conscientização e fortalecer a sustentabilidade e a conservação das florestas, o diretor-executivo do Sindusmad, Felliphe Marinho, presentou a professora e os alunos com diversas sementes de espécies nativas da região. O material foi doado por Jaldes Langer, diretor da empresa Flora Sinop, que produz mudas florestais.

Em forma de agradecimento, as crianças prepararam um teatro representando a dentista Letícia Kirsch, sua família, e a diretoria do Sindusmad. Além disso, os convidados receberam o troféu “Cebolinha”, um tempero cultivado pelos próprios alunos.

Galeria de Imagens - Sindusmad: Projeto leva dentista para ensinar sobre saúde bucal em escola

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555