Qualificação amplia oportunidades de trabalho e renda em Cuiabá - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Qualificação amplia oportunidades de trabalho e renda em Cuiabá

27/11/2019 - 14h43

Lindalva Rodrigues Pereira Martins, 43 anos, e Janeclea Pereira da Silva, 32 anos, realizaram o curso de Salgados e Panificação no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CRAS) do Osmar Cabral, durante a 2º Etapa do Qualifica Cuiabá 300 anos. Nenhuma das duas trabalhava com alimentos, foi durante o curso que elas resolveram montar cada uma o próprio negócio na área de alimentos. A Lindalva migrou para o segmento bolos integrais, sequilhos e bem-casados. Já Janeclea resolveu vender brioches, empadas e sonhos.

As duas já estão sustentando as famílias com os produtos que aprenderam a fazer na qualificação. Esse é apenas um exemplo dentre as 1.171 pessoas que receberam o certificado do Qualifica Cuiabá na noite desta terça-feira (26). O evento realizado no Centro de Eventos do Senai Cuiabá contou com desfile de moda das peças produzidas durante o curso de Costura e a apresentação da fanfarra do Programa Siminina.

Essa é a 2ª edição do programa, que é idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. Todas as atividades são realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O gerente de Educação do Senai MT, Carlos Braguini, declara que a equipe do Senai está muito satisfeita em ver o resultado do trabalho realizado em cada um dos bairros da capital. “Nos desafiamos a fazer mais e melhor e tivemos muitas conquistas. A gente não está falando somente de ensinar a produzir algo, e sim desse impulso que move as pessoas a saírem do anonimato, para se tornarem protagonistas de suas próprios histórias. Vocês são muito melhores hoje e isso impacta na sociedade como um todo”, pontuou.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, lembrou que o maior problema social do mundo é o trabalho e que parcerias como essa entre a prefeitura e o Senai visam garantir dignidade a todos que querem melhorar de vida, pois impacta diretamente na renda das família. “O Senai mais uma vez esteve ao lado da prefeitura dando oportunidades para quem precisa”.

Oportunidade

Osvaldo Nunes Parraguez é chileno e mora em Cuiabá há cerca de 7 anos. Já trabalhou na área de marcenaria, portaria e auxiliar de serviços gerais. Atualmente, está desempregado e viu no qualifica uma oportunidade de conquistar a formação nas áreas de Recepção e Empreendedorismo. O objetivo dele é abrir o próprio negócio e dar oportunidades de trabalho para mais pessoas. “Esses cursos abriram minha visão, desejo colocar tudo em prática logo”.

Galeria de Fotos

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555