Estudantes conquistam prêmios por produtos e processos inovadores - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Estudantes conquistam prêmios por produtos e processos inovadores

25/11/2019 - 16h38

Produtos e processos inovadores desenvolvidos por estudantes de Educação Profissional foram premiados durante a etapa estadual do Inova Senai 2019. Agora, eles já estão aptos para concorrer em nível nacional. Mais do que inovações, os trabalhos visam trazer soluções para problemas da indústria e necessidades sociais.

O primeiro lugar para Produto Inovador foi para uma Barra de Cereal de Fígado que visa contribuir no combate da desnutrição, principalmente em regiões mais pobres do globo. A criação foi da estudante de Aprendizagem Industrial do Senai Sinop Fabíola Rodrigues Duarte. O produto tem os sabores de Granola e Mel, tradicional de Granola e Queijo com Aveia.

O segundo lugar em Inovação também foi para a área de Alimentos, com os Snacks de Peixe. O produto foi desenvolvido pelas irmãs Julyanne Godoy e Adryenne Godoy, do curso de Agroindústria da Fatec Senai MT e do MBA da Qualidade, respectivamente. O lanche utiliza Carne Mecanicamente Separada (CMS) de Tambatinga; a proteína do peixe substitui em 30% a farinha na formulação do produto, sendo ideal para o consumo de quem pratica atividade física.

Já o terceiro lugar foi para o estudante de Eletrotécnica do Senai Sinop Reginaldo dos Santos, que criou uma forma de reaproveitar a casca da banana, que é resíduo em uma empresa local, para usar como filtro em ar condicionado. Além do baixo custo da matéria-prima de origem sustentável e aumento da capacidade de filtragem das partículas, o produto ainda reduz gases e odores.

Processo inovador

O evento também premiou os processos inovadores gerados pelos estudantes. O primeiro lugar foi para o projeto de Cuba Ecológica criado pela estudante de Aprendizagem Industrial do Senai Juína Luana Reis Capucci. A peça é produzida com pó de serra e garrafa pet a um custo de R$20.00.

O segundo lugar da categoria foi para o sistema de rastreabilidade para bovinos com tecnologia RFID de baixo custo (Read Cow) - que tem por objetivo aumentar a produtividade, melhorar a precisão na gestão de animais e insumos, além da automatização do processo de gestão. O prejeto foi criado pelos estudantes de MBA da Fatec Senai MT Fabrício Xavier Cerci e Breno Francisco Morais.

A terceira colocação foi para o Proteja - sistema criado para reduzir os índices de acidentes de trabalho. A inovação visa o melhor controle das atividades de risco, melhoria na segurança preventiva, monitoramento em tempo real e de forma automatizada. O sistema foi apresentado pelo estudante do curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Senai MT , Rafael Cosmo.

Voto popular

O Inova também premiou o protótipo com maior votação popular, sendo escolhido público um aplicativo MecCar para melhorar o relacionamento entre as mecânicas automotivas e seus clientes. A ideia é fidelizar os atendimentos, dar maior controle das ações realizadas em cada veículo, entre outros. O sistema foi criado pelos Estudantes de Eletrotécnica do Senai Sorriso, Matheus Furtado, Marcelo Nascimento e Edson da Conceição.

Galeria de Fotos

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555