Empresários participam de rodada de negócios e palestra sobre capital de giro na Fiemt

19/11/2019 - 13h57

Em busca de orientação para melhorar a administração e o planejamento financeiro das empresas, diversos empresários participaram da rodada de negócios e palestra sobre o uso estratégico do capital de giro, realizadas pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), na segunda-feira (18/11).

O evento proporcionou aos participantes um bate papo com consultores financeiros do Sicredi, RSA Consultoria e PR Consultoria que ofereceram atendimento individual aos participantes. A iniciativa é do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da Fiemt e contou com o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT).

A rodada de negócios atraiu diversos empresários que buscaram auxilio na elaboração de projetos para acesso a financiamentos, além conhecer linhas de crédito compatíveis com cada necessidade.

Com mais de 20 anos de atuação empresarial e gestão de finanças, o doutor PhD em Business Administration, Carlos Feuser, apresentou aos participantes informações sobre a gestão estratégica do capital de giro e o desenvolvimento das habilidades gerenciais.

“Possuir um alto capital de giro não significa que, financeiramente, o negócio vai bem. Uma operação de crédito, da mesma forma que pode trazer resultados positivos para a empresa, poderá comprometer a continuidade dos negócios se for mal estruturada. O ideal é buscar financiamentos que combinem prazos de pagamentos atrelados a um custo financeiro baixo”, disse Feuser que também é professor de MBA na FGV.

Ainda segundo o palestrante, a boa gestão do capital de giro é que proporciona recursos suficientes para manter a empresa em movimento e dá ao empresário a disponibilidade para que ele possa focar no objetivo estratégico e comercial do empreendimento.

“Saber gerir estrategicamente o capital de giro é essencial para todas as organizações, uma vez que, independentemente de a atividade apresentar lucro ou prejuízo, a empresa precisa ter capacidade de honrar os compromissos financeiros assumidos”, pontua.

Na abertura do evento, o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, destacou a atuação macro da federação em defesa dos interesses do setor e também evidenciou a missão de ajudar as empresas nas tomadas de decisões diárias.

“Quando conversamos com empresários, é comum ouvir muitas reclamações que remetem ao ambiente que vivemos: as diversas leis que atrapalham os negócios e os inúmeros fatores que escapam do controle da nossa atividade empresarial. Temos trabalhado para melhorar esse ambiente, e com essa palestra também oferecemos oportunidade de planejar e auxiliar nas boas escolhas empresariais que determinam o balanço positivo das empresas”, finaliza.

Galeria de Imagens - Empresários participam de rodada de negócios e palestra sobre capital de giro na Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555