Presidente do Sistema Fiemt toma posse no conselho da ABDI em Brasília - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Presidente do Sistema Fiemt toma posse no conselho da ABDI em Brasília

12/11/2019 - 15h50

O presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Gustavo de Oliveira, tomou posse como conselheiro titular da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em Brasília. Ele irá representar a Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde é diretor, pelos próximos dois anos no conselho. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (12/11).

Criada em 2014, a ABDI tem o objetivo de promover a execução da política industrial, em consonância com as políticas de ciência, tecnologia, inovação e de comércio exterior. A agência é ligada ao Ministério da Economia e atua em áreas estratégicas por meio de programas de incentivo, investimentos, capacitação e ações com players da indústria de diferentes setores.

Para Oliveira, os recentes resultados econômicos do Brasil demonstram a necessidade de se priorizar ações e investimento em tecnologia e inovação, fatores primordiais para a melhora da produtividade.

De acordo com o Global Innovation Index, que mede o desempenho de inovação de uma economia, o Brasil ocupa a 66ª posição dos 129 países analisados. Esse dado é um dos que influencia na baixa produtividade do país. Como consequência, a competitividade brasileira é também menor no mercado mundial. Tanto que, no Global Competitiveness Index, o país caiu da 53ª para a 71ª posição.

“Historicamente, a indústria brasileira tem ficado para trás na agenda da produtividade e competitividade. Nesse sentido, a ABDI pode ser um grande articulador, junto com outras entidades do governo e do setor produtivo, como a CNI, na busca por essa agenda com inovação e tecnologia aplicada aos negócios”, avaliou Oliveira.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555