Estudante do Sesi Escola integra equipe campeã do Nasa Space Apps - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Estudante do Sesi Escola integra equipe campeã do Nasa Space Apps

22/10/2019 - 15h24

O estudante do 6º ano do Ensino Fundamental do Sesi Escola em Cuiabá João Gabriel Soares Vargas Barros, 12 anos, integra a equipe vencedora da primeira edição em Cuiabá do Nasa Space Apps Challenge - hackathon internacional promovido pela Agência Espacial Norte-Americana. O time ‘Star Lessons’ criou um jogo para simular a construção de um novo planeta partindo da última habitante da terra: uma capivara celeste, detentora de todo o conhecimento da humanidade.

Com cenário apocalíptico criado pela equipe, composta ainda por outros seis jovens de até 24 anos, o game multidisciplinar foi projetado para democratizar a educação, tornando o ensino de matérias como Química, Física e Matemática mais acessível, interessante, lúdico e interativo.

João Gabriel foi o competidor mais novo do desafio e afirma estar estimulado a participar de novas competições. “Não estava muito disposto a participar, mas minha mãe me obrigou a participar (risos). Mas quando cheguei lá e vi o desafio, eu gostei bastante”, confessa.

Entre suas tarefas no desafio estava a preparação do Pitch (uma técnica de apresentação rápida e concisa) do protótipo. “Mesmo muito nervoso, me esforcei em preparar uma boa apresentação”, avalia o estudante, acrescentando que o mais interessante foi encontrar uma solução para os problemas que ele vivencia em sala de aula. “Vejo meus colegas sofrendo por não entenderem algumas matérias e acho que esse jogo pode ser muito útil”, finalizou.

A mãe de João Gabriel, Rubia Soares Vargas, afirma que, como pedagoga, a educação sempre foi prioridade para a família e que, por isso, sempre incentiva o filho a buscar novos conhecimentos. “É com as experiências que a gente cresce e são elas que norteiam nossas vidas. Sabia que a participação em um evento como esse seria importante para ele, mas não tinha nenhuma pretensão de que ganhasse”, declara Rubia – que também se inscreveu no hackathon para acompanhar o filho.

O evento ocorreu de sexta a domingo (18, 19 e 20/10), simultaneamente, em 250 cidades ao redor do mundo. Confira os vencedores e as premiações Aqui.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555