Maior do planeta: Hackathon internacional promovido pela NASA começa nesta sexta-feira - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Maior do planeta: Hackathon internacional promovido pela NASA começa nesta sexta-feira

18/10/2019 - 16h10

Projetar o design da primeira aeronave ou espaçonave sem fios, conectores ou plugues; criar uma solução de baixo custo para fornecer internet a pessoas em lugares remotos do oceano; desenvolver um trabalho artístico para comunicar, informar ou inspirar outras pessoas sobre o retorno da humanidade à lua; ou uma missão para ajudar a limpar o lixo do oceano.

Esses são alguns dos desafios que deverão ser superados pelos participantes do NASA Space Apps Challenge - hackathon internacional promovido anualmente pela Agência Nacional Espacial e que começa logo mais, às 18h, em mais de 200 cidades simultaneamente ao redor do mundo, incluindo Cuiabá – que integra a iniciativa pela primeira vez.

O evento segue até o próximo domingo, no Centro de Eventos Senai Cuiabá, com a participação de pessoas de diferentes áreas (arte, design, tecnologia, negócios, engenharia, saúde, cultura, educação, ciência de dados, meio ambiente, entre outras. O hackathon reúne empreendedores, apaixonados por tecnologia e sustentabilidade para uma maratona de programação, prototipagem e colaboração.

A abertura conta com a palestra de Rodrigo Leonardi da Agência Especial Brasileira, que trabalhou como consultor técnico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) em ciência, tecnologia e inovação para o Brasil, conduzindo estudos para o setor espacial brasileiro. Atualmente, é vice-diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, onde coordena um portfólio de projetos e iniciativas em nanossatélites para promover a ciência e a tecnologia relacionadas ao espaço.

Formação de equipes

Logo após a abertura, os organizadores divulgam todos os desafios da edição, para em seguida serem formadas as equipes – a partir do interesse individual de cada participante.

Definidos os grupos, no sábado (19), a partir das 8h, os integrantes se reúnem para encarrar as provas. Nessa maratona, os participantes devem trabalhar de maneira intensiva na criação de soluções dentro do tema escolhido, a fim de resolver problemas reais em apenas dois dias.

Para isso, a NASA abre sua base de dados colhidos em suas mais diversas missões e pesquisas, com os dados sendo usados pelas equipes à vontade e duas equipes vencedoras de cada local serão indicadas para o julgamento global.

A programação conta ainda com a palestra do engenheiro mecânico Marcos Dall Oglio, com o tema Prototipação.

Já no domingo pela manhã, o químico da equipe de Inovação do Sesi Senai MT, Rogerio Durães, fala sobre apresentação Pithc - projetos empreendedores e startups de tecnologia.

No período da tarde, ocorre a cerimônia de encerramento com a divulgação dos vencedores. Serão premiados os dois primeiros colocados na edição local Space Apps Cuiabá. Porém, a Agência premiará duas equipes em nível global, entre todas as edições. O resultado será disponibilizado pós-evento, e as duas primeiras equipes globais terão a oportunidade de conhecer o Centro de Espacial da NASA, na Flórida, Estados Unidos.

Edição 2019

A primeira edição do evento aconteceu em 2012, e na edição de 2018 contou com 18 mil participantes em mais de 200 cidades espalhadas por 75 países.

Em 2019, além de Cuiabá, outras cidades brasileiras participam também, como Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Campina Grande (PB) e Curitiba (PR).

Na Capital mato-grossense, são parceiros na realização do evento o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), Sebrae Mato Grosso e AgriHub da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555