Rota Industrial - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Rota Industrial

rota industrial

O Rota Industrial é uma iniciativa realizada em parceria com os Sindicatos que posiciona o Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (SFiemt) como protagonista e referência em estudos, pesquisas e direcionadores para o desenvolvimento no ecossistema da indústria mato-grossense.

O projeto oportuniza desvelar e conhecer os desafios e oportunidades que circundam alguns setores da indústria de Mato Grosso para o alcance da maturidade e status de Indústria 4.0, além de apontar os potenciais caminhos de construção dos futuros desejados para os setores.

O estudo é de natureza qualitativa-quantitativa. A abordagem qualitativa implica profundidade nas análises discursivas/narrativas, enquanto a abordagem quantitativa consolida os resultados obtidos. Isso é crucial para o avanço do conhecimento sobre os setores industriais, seus contextos, pontos críticos e potencialidades.

Todas as etapas que demandam as atividades do projeto estão previstas na metodologia POPA que consiste em preparar (P), ouvir (O), propor (P) e agir (A). A metodologia é genuína e foi elaborada pelos idealizadores do projeto no SFiemt junto aos pesquisadores (mestres e doutores). As fases preliminares de todas as Rotas Industriais requerem preparar, ouvir, propor e agir. Todas as edições setoriais seguem o disposto da representação gráfica da metodologia POPA:

 

Fonte: elaborado pelos pesquisadores (2022/2023).

 

Rota de Oportunidades e Desafios do Projeto

rota-industrialO Rota Industrial na etapa “Preparar” envolve a elaboração do documento “Panorama”, que destaca o cenário do setor tanto em nível nacional quanto estadual, enquanto a etapa “Ouvir” visa capturar os desafios e oportunidades da indústria mato-grossense seguidos por meio de entrevistas com “escuta sensível”, conduzidas pelos pesquisadores aos profissionais do setor, e, em sequência alinham-se as etapas propor e agir.

O projeto enfrenta o desafio de fechar sua agenda de visitas devido à resistência das indústrias em expor fragilidades dos seus processos. No entanto, é durante as entrevistas que surgem as narrativas cruciais para a compreensão do setor, fundamentais para a elaboração de estratégias futuras.

As visitas às indústrias são guiadas por roteiros temáticos que abordam fatores de competitividade, estratégias de marca, infraestrutura logística, marcos regulatórios, políticas públicas, inovação e temáticas emergentes.

Os entrevistados são abordados de acordo com suas atividades, refletindo a inter-relação de processos na indústria e fornecendo insights valiosos para a pesquisa.

 

Rota de Resultados

Os resultados do Rota Industrial são baseados em três documentos: o Panorama do Setor, o Flashreport das Indústrias (com insights das entrevistas) e o Roadmap, que passa por avaliação e validação durante o Workshop Setorial. Este evento reúne especialistas, representantes governamentais e industriais para discutir ideias e construir consensos. Os participantes avaliam cards divididos em oito eixos temáticos, discutindo propostas emergentes e prioridades. Após o workshop, as propostas são classificadas por prioridade e prazo, resultando em um modelo de funil invertido distribuídoem macro e microações para implementaçãodo setor.

Abaixo segue a representação da distribuição e descrição dos graus de prioridade:

rota-industrial

Fonte: elaborado pelos pesquisadores (2023).

 

Quer saber mais?

Entre em contato com a nossa equipe e conheça todas as etapas e detalhes sobre parceiros, visitas, entrevistados, roadmap e profissionais que estão no desenvolvimento desta iniciativa. Nossos contatos: (65)3611-1519 |rota.industrial@fiemt.ind.br .

FALE COM A NOSSA EQUIPE!

Destaques

 

Notícias

TV FIEMT

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555