Produção industrial de Mato Grosso cresce 23% no acumulado deste ano - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Produção industrial de Mato Grosso cresce 23% no acumulado deste ano

13/09/2022 - 14h38
trabalhador da industria
No acumulado deste ano o aumento foi de 23,2%
Foto: Divulgação

Fortalecida, a produção industrial de Mato Grosso coleciona desempenho positivos muito acima da média nacional e também em comparação com os demais estados. A indústria mato-grossense teve o melhor saldo no acumulado de janeiro a julho deste ano com crescimento de 23,2%. 

Conforme dados do Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), o índice alcançado por Mato Grosso está bem a frente do segundo colocado, seguindo pela Bahia (7,9%) e pelo Rio de Janeiro (3,3%). 

As indústrias de Mato Grosso ampliaram sua produção também em julho deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado, registrando alta de 25,6%.  A média nacional nesse período comparativo foi negativo em 0,5%.  No comparativo de junho a julho, o crescimento foi de 3,7%. O Pará liderou com alta de 4,7% na produção industrial.

“A indústria mato-grossense se fortalece a cada dia, principalmente no setor alimentício. Estamos contribuindo para a economia e gerando empregos”, pontua o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira.

A análise dos números feita pelo Observatório da Indústria da Fiemt mostra que sinais positivos na produção alimentícia, tais como: carnes de bovinos congelados, extração de soja, peles, couros e rações para animais. Um bom desempenho também é observado no setor bebidas, de produtos de madeira e de produtos minerais não-metálicos.

O presidente da Fiemt lembra que a agroindústria de Mato Grosso é responsável por gerar mais de 75 mil empregos no ano. O setor representa quase 40% do total de vagas ocupadas no agronegócio do Estado. Os empregos são gerados por 2,5 mil estabelecimentos agroindustriais.

pim

Texto: Vívian Lessa | Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555