Precificação de mão de obra para oficinas mecânicas é tema de palestra realizada pelo Sindirepa MT e Fiemt
O Sindirepa MT (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Mato Grosso) promoveu, na quinta-feira (12), uma palestra sobre precificação de mão de obra nas oficinas mecânicas. O especialista no assunto, Luciano Starling, orientou gestores de oficinas mecânicas e de autopeças, além de profissionais do setor, qual a melhor forma de atribuir valor aos serviços prestados.
Durante a palestra, Starling destacou que a precificação correta da mão de obra é fundamental para a sustentabilidade de qualquer oficina mecânica. Além disso, ao definir um preço justo e competitivo, é possível garantir a satisfação do cliente e aumentar a rentabilidade do negócio.
No entanto, muitos gestores cometem erros comuns, como basear os preços apenas na concorrência, sem considerar os custos reais da operação. Para solucionar esse problema, o especialista Luciano Starling apresentou uma metodologia prática para calcular o custo da mão de obra, utilizando o conceito de "Custo Homem/Hora".
“Com essa ferramenta, é possível definir um preço justo e competitivo para cada serviço, além de aumentar a lucratividade da oficina, ao criar tabelas de preço ajustadas ao tipo de cliente e ao porte do veículo”, afirmou.
A palestra também proporcionou um momento interativo, no qual os participantes tiraram dúvidas e debaterem suas dificuldades diárias na gestão de preços. O evento foi transmitido e reuniu participantes de diversas cidades do estado.
Ao final, Luciano Starling reforçou a importância de conhecer detalhadamente os custos operacionais para definir um markup — indicador que determina o preço de venda de um produto ou serviço, a partir do seu custo de produção — adequado e evitar prejuízos.
Formação constante
Atuando para dar mais competitividade para as indústrias de reparação mecânica e de acessórios de Mato Grosso, o Sindirepa MT tem realizado diversos cursos e palestras para proporcionar aos profissionais do setor automotivo as ferramentas necessárias para garantir mais eficiência ao setor.
Em agosto, o sindicato trouxe profissionais que abordaram questões como transformação digital, estratégia de marketing, qualidade de lubrificantes e componentes automotivos, gestão de estoque, agilidade no atendimento e mudanças na emissão de nota fiscal.
“Com o apoio da Fiemt, iniciativas como essas fortalecem o setor em Mato Grosso e preparam nossas oficinas para os desafios e oportunidades da era digital”, concluiu o presidente do Sindirepa, Reny Maltezo.
Para mais informações sobre os próximos eventos e cursos promovidos pelo Sindirepa MT, acompanhe as publicações nas redes sociais do sindicato ou da Fiemt.
Assista:
Texto e fotos: Eduardo Cardoso